Agenda do dia: Fórum do Banco Central Europeu; relatório do PIB dos EUA; Sondagem do Comércio da FGV e IGP-M de junho

O Fórum de Bancos Centrais, promovido pelo Banco Central Europeu, é o destaque da sessão desta quarta-feira, ao reunir os presidentes das autoridades monetária da Europa, dos Estados Unidos e da Inglaterra. Às 10h, falam Christine Lagarde, do BCE, Jerome Powell, do Fed e Andrew Bailey, do BoE. Para além da política monetária, o dia hoje é marcado pela divulgação do IGP-M no Brasil, dos dados finais do PIB americano do primeiro trimestre e de indicadores de atividade da China. Confira outros destaques da agenda desta quarta-feira:

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) publica, às 8h, a Sondagem Conjuntural do Setor de Comércio de junho. O Indice de Confiança do Comércio (Icom) avançou 7,4 pontos em maio, ao passar de 85,9 para 93,3 pontos. Em médias móveis trimestrais, o indicador subiu 2,1 pontos. O Indice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 8,2 pontos, para 101,1 pontos, e o Indice de Expectativas (IE-COM) avançou 6,1 pontos, atingindo 85,7 pontos.

Em parceria com o Banco Central, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, a Sondagem Conjuntural do Setor de Serviços de junho. O Indice de Confiança de Serviços (ICS, indicador-síntese da Sondagem) subiu 2,1 pontos em maio, para 98,3 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice segue a tendência positiva ao subir 3,0 pontos. A alta do ICS atingiu 9 dos 13 segmentos pesquisados. O Indice de Situação Atual (ISA-S) avançou 2,1 pontos, para 98,1 pontos. O Indice de Expectativas (IE-S) subiu 1,9 ponto, para 98,5 pontos.

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) informa, às 8h, o Indice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de junho. O índice variou 0,52% em maio, ante 1,41% no mês anterior. Com este resultado o índice acumula alta de 7,54% no ano e de 10,72% em 12 meses. Em maio de 2021, o índice havia subido 4,10% e acumulava alta de 37,04% em 12 meses. O Indice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) variou 0,45% em maio, ante 1,45% em abril. O Indice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,35% em maio, ante 1,53% em abril. O Indice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 1,49% em maio, ante 0,87% em abril.

A Secretaria do Tesouro Nacional publica, às 14h30, o Resultado Primário do Governo Central - que reúne as contas do Tesouro, da Previdência Social e do Banco Central - de maio. O governo central registrou superávit primário de R$ 28,553 bilhões em abril. Com isso, o déficit acumulado em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT