Agenda do dia: IBC-Br, Boletim Focus e PMI da indústria nos EUA

O dia é marcado pela divulgação de alguns indicadores importantes, tanto no mercado local quanto no exterior. No Brasil, o Banco Central revela seu índice de atividade, o IBC-Br referente ao mês de fevereiro. De acordo com a mediana de 23 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data, o IBC-Br avançou 0,4% em fevereiro ante janeiro.

Vale ressaltar, ainda, que a autoridade monetária divulga também o Boletim Focus nesta segunda-feira. Amanhã, os servidores da autarquia retomam a greve, que deve interromper a divulgação de novos dados nos próximos dias.

Já nos EUA, o Instituto para a Gestão de Oferta (ISM) informa os dados do índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial do país. Confira as principais divulgações e eventos desta segunda-feira:

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, o Indice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) de abril. O IPC-S variou 1,47% na terceira quadrissemana de abril e acumula alta de 11,04% nos últimos 12 meses. Nesta apuração, quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Habitação, cuja taxa de variação passou de 1,81%, na segunda quadrissemana de abril de 2022, para 0,61% na terceira quadrissemana de abril de 2022. Também registraram decréscimo em suas taxas de variação os grupos: Transportes (3,60% para 2,86%), Alimentação (1,97% para 1,82%) e Vestuário (1,19% para 1,11%). Em contrapartida, os grupos Educação, Leitura e Recreação (1,35% para 1,86%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,65% para 0,80%), Despesas Diversas (0,60% para 0,84%) e Comunicação (0,00% para 0,01%) apresentaram avanço em suas taxas de variação.

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) informa, às 8h, o Indice de Confiança Empresarial (ICE) de abril. O ICE subiu 0,7 ponto em março, para 91,8 pontos. Na métrica de médias móveis trimestrais, o indicador recuou 0,8 ponto. O Indice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 4,0 pontos, para 92,1 pontos. O Indice de Expectativas (IE-E) caiu 0,9 ponto, para 92,4 pontos.

O Banco Central publica, às 9h, o Indice de Atividade Econômica (IBC-Br) de fevereiro. De acordo com a mediana de 23 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data, o IBC-Br avançou 0,4% em fevereiro ante janeiro. Os intervalos das projeções vão de zero a alta de 0,9%. Na variação...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT