Agenda do dia: IBGE divulga os dados do PIB do 1º tri e Fenabrave comunica emplacamentos de maio

Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil são os destaques do dia. No exterior, os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) se reúnem e podem anunciar um aumento da produção de petróleo, em meio à crise de oferta atravessada pelo mundo. Além disso, nos EUA, a Automatic Data Processing (ADP) e a Moodys informam os dados de criação de vagas de trabalho no setor privado em maio no país. Confira os principais destaques da agenda desta quinta-feira:

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, o Indice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) para sete capitais brasileiras da quarta quadrissemana de maio. A aceleração da inflação medida pelo IPC-S, para 0,44% na terceira leitura de maio, vindo de 0,41% na imediatamente anterior, a segunda do mês, foi verificada em cinco das sete capitais pesquisadas. Houve aceleração da inflação ou virada para alta de preços, em relação à medição imediatamente anterior, em Salvador (0,63% para 1,13%), Recife (0,86% para 0,98%), Rio de Janeiro (0,15% para 0,34%), Porto Alegre (-0,02% para 0,05%) e São Paulo (0,47% para 0,52%). Tiveram recuo na alta de preços, por essa base de comparação: Brasília (0,96% para 0,24%) e Belo Horizonte (0,26% para 0,16%).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa, às 9h, as Contas Nacionais Trimestrais do primeiro trimestre de 2022, com informações sobre o Produto Interno Bruto (PIB), o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços), do consumo das famílias e do governo, entre outros. Pesquisa do Valor com 82 instituições financeiras e consultorias mostra uma projeção mediana de alta de 1% para o PIB do primeiro trimestre de 2022, em relação aos três meses imediatamente anteriores, feito o ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo período de 2021, a mediana das projeções de 76 instituições indica alta de 1,7% de janeiro a março deste ano. Em 2021, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 4,6% frente a 2020. Em relação ao 4º trimestre de 2020, o PIB avançou 1,6% no último trimestre de 2021.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anuncia, às 9h, o Indice de Preços ao Produtor (IPP) das Indústrias Extrativas e de Transformação de abril. Em março, os preços da indústria cresceram 3,13% frente a fevereiro, número superior ao da comparação entre fevereiro/2022 e janeiro/2022 (0,54%). Em março, o preço de 16 das 24 atividades industriais investigadas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT