Agenda do dia: IBGE divulga o IPCA-15; BC publica Nota do Setor Externo; FGV informa Sondagem do Consumidor

Os dados de inflação do Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) são os destaques da sessão desta sexta-feira, no ambiente doméstico. Já no exterior, merecem atenção os dados de Confiança do Consumidor da Universidade de Michigan, que podem dar um indicativo sobre o sentimento econômico em meio aos temores crescentes de recessão. Confira os principais destaques da agenda desta sexta-feira:

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, o Indice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) para sete capitais brasileiras da terceira quadrissemana de junho. O IPC-S da segunda quadrissemana de junho de 2022 subiu 0,91% e acumula alta de 10,58% nos últimos 12 meses. Quatro das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação – Brasília, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. Em Brasília, o IPC-S passou de -0,02% na primeira quadrissemana para 0,08% na segunda quadrissemana deste mês. Em Belo Horizonte, de 0,34% para 0,96%. Em Recife, de 1,61% para 1,71%. E, em Porto Alegre, de 0,63% para 1,04%. Por outro lado, em São Paulo desacelerou de 0,82% para 0,71%, enquanto em Salvador e no Rio de Janeiro ficaram praticamente estáveis. Em Salvador, o IPC-S anotou 1,37% na primeira quadrissemana de junho e 1,36% na segunda. No Rio, 1,05% na primeira e 1,06% na segunda.

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) informa, às 8h, a Sondagem de Expectativas do Consumidor de junho. Em maio, o Indice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 3,1 pontos, para 75,5 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 0,8 ponto, para 76,3 pontos. O Indice de Situação Atual (ISA) continua com 69,1 pontos e o Indice de Expectativas (IE) recuou 5,1 pontos, para 81,0 pontos. A percepção dos consumidores sobre o momento se manteve relativamente estável, com o indicador que mede a situação econômica variando -0,2 ponto, para 76,2 pontos, e o que mede a situação financeira familiar 0,2 ponto, para 62,6 pontos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica, às 9h, o Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de junho. O indicador funciona como prévia do IPCA, índice usado pelo governo como referência para o cumprimento da meta de inflação. O IPCA-15 subiu 0,65% em junho, segundo a mediana das estimativas dos economistas de 29 instituições financeiras e consultorias captadas pelo Valor Data. No acumulado de 12 meses até meados de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT