Agenda do dia: Produção industrial no Brasil; relatório Payroll do mercado de trabalho dos EUA

A primeira sexta-feira do mês de junho é marcada pela divulgação dos dados de criação de emprego nos Estados Unidos, no relatório do payroll. Já no Brasil, o IBGE divulga os números da produção industrial referentes ao mês de abril. Confira os demais destaques da agenda desta sexta-feira:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica, às 9h30, a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) de abril. Em março, a produção industrial nacional mostrou variação positiva de 0,3% frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal. Nesta comparação, houve altas em três das quatro grandes categorias econômicas e em quatorze dos 26 ramos pesquisados. Já em relação a março de 2021, houve queda de 2,1%. No acumulado do ano, frente ao mesmo indicador de 2021, a indústria recuou 4,5%. O acumulado nos últimos doze meses chegou a 1,8% em março e vem reduzindo sua intensidade de crescimento desde agosto de 2021 (7,2%).

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresenta, às 10h, os Indicadores Industriais de abril. Em março, o rendimento médio real da indústria teve queda de 0,2 ponto percentual, se juntando aos índices negativos relativos à massa salarial real (-0,3 ponto) e ao faturamento real (-0,4 ponto). A utilização da capacidade instalada (UCI) atingiu 80,9%, o que significa 0,2 ponto percentual abaixo do nível registrado em março do ano passado.

A S&P Global informa, às 10h, o Indice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços e composto do Brasil de maio. O índice de atividade de negócios (PMI) do setor de serviços da S&P Global cresceu para 60,6 em abril, ante 58,1 de março. O índice consolidado PMI de Dados de Produção do Brasil da S&P Global subiu de 56,6 em março para 58,5 em abril.

O Banco Central dará início à rolagem dos contratos de swap cambial com vencimento em 1° de agosto de 2022, no montante de US$ 15,4 bilhões (307.115 contratos).

O Departamento do Trabalho dos EUA comunica, às 9h30 (de Brasília), o relatório de folhas de pagamento (payroll) não agrícolas dos EUA, que inclui o saldo líquido do número de novos postos de trabalho abertos, a taxa de desemprego e a participação na força de trabalho em maio. A leitura anterior foi de abertura de 428 mil vagas (estimativa de abertura de 325 mil), com taxa de desemprego a 3,6% (expectativa de 3,5%). A taxa de participação foi de 62,2%, com estimativa de 62,3%.

A S&P Global apresenta, às 10h45 (de Brasília), os índices de gerentes de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT