AIE pede restrições à circulação de veículos para reduzir demanda por petróleo

A Agência Internacional de Energia (AIE) pediu nesta sexta-feira (18) que os países adotem medidas emergenciais para reduzir a demanda por petróleo em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Estamos experimentando uma grande crise”, disse o diretor-executivo da AIE, Fatih Birol, em entrevista coletiva. “Os mercados de petróleo estão em situação de emergência. E não apenas isso — pode piorar nos próximos meses.”

Birol disse que as economias avançadas podem reduzir sua demanda diária de petróleo em 2,7 milhões de barris seguindo um plano de 10 etapas elaborado pela AIE. Isso compensaria a redução de oferta, que a entidade considera iminente por causa da guerra.

O plano inclui limites de velocidade mais baixo para os carros, orientações para que as pessoas trabalhem de casa, a imposição de restrições à circulação de veículos nos centros das cidades, o incentivo às caronas solidárias e restrições às viagens aéreas.

Segundo os cálculos da AIE, 2,5 milhões de barris de petróleo por dia podem ser retirados do mercado em abril devido ao impacto da guerra e os boicotes ao produto da Rússia...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT