Ala do STF vê ameaça à eleição como “blefe”, mas acha que TSE demorou a reagir

A controvérsia em torno das acusações sem provas de Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral do país pode resultar em abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). Essa é a percepção de uma ala de ministros da Corte, que não receia intervenção militar, mas lamenta que a Justiça Eleitoral tenha demorado a reagir às falas do presidente da República, o que atribui a uma divisão dentro do próprio STF.

Reportagem do “O Estado de S. Paulo” desta quinta-feira afirma que no último dia 8, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi advertido pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, por meio de um interlocutor, de que não haveria eleições em 2022 sem voto impresso.

O jornal acrescenta que nesse mesmo dia, Bolsonaro afirmou a seus apoiadores, na entrada do Palácio da Alvorada, que “ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições”. Nesta quinta-feira, o presidente voltou ao tema, afirmando não poder admitir que “meia dúzia de pessoas” façam a contabilidade dos votos das urnas no TSE.

A propósito da ameaça de Bolsonaro à realização das eleições, um ministro do STF disse ao Valor, em condição de anonimato, que a enxerga como um “blefe”. Ele argumenta que, ao contrário de 1964, os militares não têm apoio das instituições civis para derrubar o Estado democrático.

Naquele ano, os generais contaram com o respaldo da maioria da “opinião pública” e da imprensa. Tiveram, ainda, apoio de outros países para implantar uma ditadura no Brasil. Desta vez, não haveria respaldo de nenhum segmento da sociedade civil, afirma o magistrado.

Esse mesmo ministro do STF lamenta que a Justiça Eleitoral tenha demorado a adotar medidas contra as declarações de Bolsonaro, porque outros integrantes da Corte acreditavam que cobrar uma resposta do presidente abriria mais espaço...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT