Aliado fiel do governo, Marcio Bittar quer assumir relatoria da privatização dos Correios

Conhecido por ser um aliado de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro, o senador Marcio Bittar (MDB-AC) entrou nas articulações para garantir que o projeto de privatização dos Correios comece a tramitar no Senado. A matéria está parada há semanas porque poucas bancadas têm mostrado interesse em defender a quebra do monopólio de serviços postais no país. Diante disso, Bittar procurou o MDB, seu partido, para pedir que a legenda o indique para essa tarefa.

A proximidade de Bittar com o Palácio do Planalto tem, inclusive, incomodado os emedebistas. Ainda assim, a legenda não vai atrapalhar sua relatoria. Por outro lado, o partido não deve endossar a defesa da privatização. A tendência na sigla é que a maioria dos emedebistas se coloquem contra o projeto. A definição do relator está agora nas mãos do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Otto Alencar (PSD-BA).

Há alguns dias, ele disse ao Valor que mesmo senadores favoráveis à privatização dos Correios não estavam querendo assumir a relatoria do projeto. Segundo Otto, os únicos nomes interessados em conduzir as discussões, até então, eram o próprios líderes do governo, Eduardo Gomes (MDB-TO) e Fernando Bezerra (MDB-PE), o que ele não aceitava. "Não aceito indicação do governo, não aceito Fernando Bezerra [como relator], não aceito Eduardo Gomes. Tem que ser um nome indepedenente [ao governo] e ninguém quer. Eu vou fazer o quê? Quem está a favor também não quer. Precisa achar um [relator]", explicou.

Um dos motivos para essa resistência dos senadores é o fato de os Correios estarem dando lucro. Em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT