Alinhamento entre processo de desenvolvimento de produtos e estratégia em empresa de pequeno porte: um estudo de caso

AutorRosana da Rosa Portella Tondolo - Carlos Alberto Costa - Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo
CargoProfessora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FSG e coordenadora do Núcleo de Pesquisado do Curso de Ciências Contábeis da FSG, e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISINOS - PhD em Manufacturing Engineering pela Universidade de Loughborough (UK). Professor do Programa de Pós Graduação em Administração...
Páginas1-17
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Alinhamento entre processo de desenvolvimento de produtos e estratégia em empresa de
pequeno-porte: Um estudo de caso
MSc. Rosana da Rosa Portella Tondolo1
PhD. Carlos Alberto Costa 2
MSc.Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo3
Resumo: O processo de desenvolvimento de produto visto como um processo de negócio é
sensivelmente influenciado pelos aspectos estratégicos. Desta forma, o alinhamento entre os
critérios competitivos e o processo de desenvolvimento de produto pode ser considerado uma
forma de alcance de vantagem competitiva. Nesse contexto, este estudo explora o
alinhamento entre o processo de desenvolvimento de produtos e estratégia organizacional na
empresa de pequeno-porte. Este trabalho caracteriza-se por ser um estudo exploratório com
uma abordagem qualitativa, no qual se apresenta o estudo de caso de uma empresa de
manufatura do setor metalmecânico. Os resultados destacam o alinhamento existente entre
aspectos estratégicos e de desenvolvimento de produto.
Palavras-chave: Desenvolvimento de Produto; Estratégia; Critérios Competitivos; Recursos;
Capacidades.
Abstract: The process of product development seen as a business process is significantly
influenced by policy issues. Thus, the alignment between competitive criteria and the process
of product development can be considered a way to reach a competitive advantage. Therefore,
this study explores the alignment between the process of product development and
organizational strategy in small-sized companies. This work is characterized by being an
exploratory study with a qualitative approach, in which it is presented a case study of a
manufacturing company of metal-mechanical sector. The results highlight the alignment
between strategic issues and product development.
Keywords: Product Development, Strategy, Competitive Criteria; Resources; Capabilities.
1. Introdução
Com a abertura dos mercados inúmeras transformações ocorreram na economia
mundial e nos padrões competitivos. As organizações tiveram que se adptar a essa nova
realidade, de alta competitividade, baixos custos e ciclo de vida de produto reduzido. Para
alcançar padrões mínimos de competitividade e sobrevivência foram necessárias alterações
em várias áreas da empresa. Essas alterações ocorreram principalmente nos sistemas
1 Professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FSG e coordenadora do Núcleo de Pesquisado
do Curso de Ciências Contábeis da FSG, e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da
UNISINOS.
2 PhD em Manufacturing Engineering pela Universidade de Loughborough (UK). Professor do Programa de Pós
Graduação em Administração da UCS. Professor do curso de Administração da FSG.
3 Coordenador do curso de Administração da FSG, e doutorando do Programa de Pós-Graduação em
Administração da UNISINOS.
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produtivos, no aspecto mercadológico, nos custos dos produtos e nos insumos utilizados.
O desenvolvimento de produto surge como uma das áreas em que a empresa deverá
desenvolver competências e habilidades, sempre considerando os recursos e capacidades da
organização, com a finalidade de atingir objetivos estratégicos e obter vantagem competitiva
(STALK JR, 1998; STALK JR; HOUT; 1994). Considerando o aspecto mercadológico,
atualmente os produtos possuem um ciclo de vida cada vez menor, requerendo o lançamento
de novos produtos sejam eles inovadores ou substitutivos (JONES, 1997).
Devido à concorrência gerada e ao baixo custo apresentado pelos produtos as
empresas buscam diversas formas serem mais competitivas. Dessa forma, enquanto as
grandes organizações distribuem seus centros de competência, as pequenas empresas buscam
alternativas que sejam condizentes ao seu porte. Assim, as empresas de pequeno-porte
precisaram desenvolver competências antes não exploradas, almejando a redução de custos e
a eficiência na produtividade, sem desconsiderar os recursos e capacidades da organização. A
fim de enfrentar a mudança mercadológica as pequenas empresas utilizam-se do
desenvolvimento de parceirias e terceirizações de processos e atividades organizacionais.
Uma outra alternativa utilizada por empresas de diferentes portes foi a adoção de novas
filosofias em seus sistemas produtivos e o investimento em equipamentos.
Considerando o processo de desenvolvimento de produto como um processo de
negócio, este trabalho apresenta a seguinte questão de pesquisa: como a empresa de pequeno
porte alinha o processo de desenvolvimento de produto com a estratégia organizacional? A
fim de explorar essa temática, esta pesquisa foi realizada por meio de um estudo exploratório,
com uma abordagem qualitativa, a qual se utilizou da entrevista semi- estruturada como
técnica investigativa. Este estudo visa contribuir com as áreas de desenvolvimento de produto
estratégia e operações.
2. Referencial Bibliográfico
2.1 Estratégia e critérios competitivos
As empresas produtoras de bens ou fornecedoras de serviços precisam ter capacidade
de antecipar as mudanças, visto que as decisões com relação a produtos e mercados
demandam longos períodos de tempo. Por isso, torna-se fundamental que a empresa também
invista em orientação para atividades de pesquisa e desenvolvimento(ANSOFF, 1977). Porter
(1989, p.01) define a estratégia competitiva como sendo “a busca de uma posição competitiva
favorável em uma indústria”. Para o autor a estratégia competitiva tem co mo objetivo

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