Alternativas para redução nos prazos de entrega de importações

AutorCristiane Reginato; Fernando Pedro Meinero
Páginas39-49

Page 40

1 Introdução

Nos dias atuais12, a necessidade de muitas empresas de manter as negociações no mercado internacional é tão importante quanto o fortalecimento da sua imagem interna. Trata-se de diversificar os negócios, buscando alternativas para que seu negócio seja competitivo. Nos últimos anos, as empresas têm negociado mercadorias provenientes de Ásia. Devido a sua produção em grande escala, os asiáticos negociam suas mercadorias a um custo baixo em relação às nacionais.

Neste trabalho, apresentar-se-á um estudo de caso de atrasos contínuos nas entregas de mercadorias importadas. O fato tem ocorrido em uma empresa atacadista na linha de fixadores, de médio porte da Caxias do Sul. Os fornecedores (exportadores) oriundos de países asiáticos, não cumprem com as datas previstas para embarque. Assim, a empresa importadora vem sendo prejudicada, pois a mesma não consegue atender a programação de compras feitas pelos seus clientes, afetando sua própria lucratividade.

A globalização e a competitividade dos mercados influenciaram nas exigências dos clientes, onde os fornecedores tiveram que comprometer-se e adequar-se às exigências destes. Tem-se como objetivo mostrar alternativas que possam ser utilizadas pela empresa para melhoria da relação entre o fornecedor e seu agente e o cliente, que levem a um cumprimento dos prazos nas entregas das mercadorias.

A pesquisa desenvolvida será contextualizada, através da análise econômica realizada, do relacionamento com o cliente, da possibilidade dos atrasos ocorrerem na cadeia logística, ao melhorar a relação entre fornecedor (exportador) e cliente (importador) os atrasos podem ser evitados, e se essa relação for fortalecida, estender esta melhoria na negociação na relação do importador com o agente comercial devido este último ser o principal contato do importador nas negociações internacionais.

O problema nos atrasos nas entregas desta empresa importadora podem ser solucionados de três formas. A primeira tentativa será propor à ambos (importador e exportador) a formalização da negociação através de um contrato de compra e venda internacional. Em seguida, será sugerido ao importador, que o mesmo, aumente o percentual pago antecipado. E, por último, será proposto ao importador, também comissionar o agente comercial.

O método de pesquisa utilizado neste trabalho é a pesquisa exploratória. A finalidade da pesquisa exploratória não é só um relatório ou descrição dos fatos levantados, mas também o desenvolvimento de um caráter interpretativo dos dados obtidos. Portanto, é importante relacionar a pesquisa com o referencial teórico, optando-se por um modelo teórico que sirva de embasamento à interpretação do significado dos dados e fatos levantados. O problema em estudo está relacionado com a abordagem qualitativa, possibilitando a compreensão e classificação do problema e apresentação de uma solução para o mesmo.

Page 41

Conforme Roesch (1999) o estudo de fatos contemporâneo, dentro de um determinado contexto, é a estratégia de pesquisa do estudo de caso. O estudo de caso proporciona ao pesquisador uma analise detalhada dos objetivos, buscando assim, o maior conhecimento.

2 Os atrasos nas entregas de mercadorias importadas

Nos dias atuais, o mercado consumidor está mais agressivo. Para que as empresas possam competir neste tipo de mercado, elas buscam alternativas de compra e venda no mercado internacional. Em vista dessa necessidade, a empresa em estudo, de agora em diante XY, importa parte de sua linha de fixadores, obtendo com isso maior índice de crescimento, oferecendo aos clientes produtos de qualidade a um preço competitivo e aumentando sua margem de lucro. Porém, o problema mais significativo que vem ocorrendo nas negociações das mercadorias importadas é o atraso nas entregas por parte do exportador.

2. 1 Prejuízos decorrentes dos atrasos

Os prejuízos causados pelos atrasos nas entregas foram analisados. Nesta foram comparados os preços da mercadoria importada em relação aos preços da mercadoria nacional comprada para atender os clientes da empresa XY quando ocorreram aos atrasos.

2.1. 1 Substituição da mercadoria importada pela nacional

No período em que ocorreram os atrasos houve a necessidade de recorrer ao mercado nacional para atender os clientes da empresa XY em tempo hábil. Quando ocorre a demanda por mercadorias nacionais em substituição as importadas, a empresa não se mostra competitiva no seu mercado de atuação. A necessidade de adquirir mercadorias no mercado nacional representa um custo alto se comparado ao custo da mercadoria importada, ou seja, em alguns casos inviabiliza a negociação da empresa XY com seu cliente, fazendo com que a mesma baixe sua margem de lucro ou até mesmo opere com prejuízo. Assim, a relação cliente (da empresa XY) e fornecedor (exportador) é, de certo modo, insatisfatória, pois não se consegue manter uma previsibilidade nas entregas, com a conseqüente interrupção da cadeia de suprimento.

Tais atrasos não podem ser senados com a compra de mercadorias fabricadas no Brasil, pois o fabricante nacional também exige um período mínimo de 25 dias para fabricação, após a confirmação do recebimento da ordem de compra.

Page 42

Em relação aos clientes com os quais a empresa XY possui uma tabela de preços negociada (pré-fixada), a diferença paga no mercado nacional em relação à mercadoria importada, representa um prejuízo na venda, pois a diferença no custo não pode ser repassada ao cliente.

2.1. 2 Estocagem de mercadorias

Para que não ocorra com freqüência a compra de mercadorias no mercado nacional, a empresa XY tem importado quantidades elevadas de algumas mercadorias. Fazendo com que o custo de estoque destas mercadorias seja elevado, pois as mesmas têm um baixo giro de estoque. O custo para manutenção dessas mercadorias em seu estoque inviabiliza a empresa de realizar investimentos em outras mercadorias ou a realizar os pagamentos antecipados de maior valor aos pagos atualmente nas importações.

2. 2 Causas dos atrasos identificadas

Através do estudo realiza na empresa XY foi possível identificar as causas dos atrasos nas entregas das mercadorias importada.

2.2. 1 A previsão de embarque e o embarque efetivo

Para evidenciar o problema, realizou-se uma pesquisa datas previstas para embarque e das datas que realmente ocorreram os embarques...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT