Análise de um processo empresarial para redução de custos através da metodologia seis sigma

AutorCristine Hermann Nodari - Eliana Andréa Severo - Julio Cesar Ferrro de Guimarães - Zaida Cristiane dos Reis - Eric Charles Henri Dorion
CargoMestre em Administração (UCS), Doutoranda em Administração (PUC-RS/UCS) - Mestre em Administração (UCS), Doutoranda em Administração (PUC-RS/UCS) - Mestre em Engenharia da Produção (UFRGS), Doutorando em Administração (PUC-RS/UCS) - Mestre em Engenharia da Produção (UFRGS), Doutorando em Administração (PUC-RS/UCS) - Doctorate degree in Business...
Páginas51-67
ANÁLISE DE UM PROCESSO EMPRESARIAL PARA REDUÇÃO DE CUSTOS
ATRAVÉS DA METODOLOGIA SEIS SIGMA
Cristine Hermann Nodari
1
Eliana Andrea Severo2
Julio Cesar Ferro de Guimarães3
Zaida Cristiane dos Reis4
Eric Charles Henri Dorion5
Resumo: O Seis Sigma foi impulsionado por uma estreita compreensão das necessidades dos clientes, pelo uso
disciplinado de fatos, dados e análise estatística, assi m como a atenção esforçada à gestão, melhoria e reinvenção
dos processos de negócios. Este artigo teve por objetivo apresentar um estudo de caso de uma unidade
empresarial, de uma indústria química, no setor de cobrança, para redução dos vencidos. A análise de dados
utilizou a metodologia Seis Sigma, demonstrando as vantag ens de aplicação na melhoria do processo, redução de
custos e satisfação do cliente. Por fim, ressaltam-se as limitações do estudo.
Palavras-chave: processo, qualidade, seis sigma.
Abstract: Six Sigma was driven b y close understanding of customer needs, disciplined use of the facts, data and
statistical analysis, and diligent attention to managing, improving and reinventing business pro cesses. This
article aims at p resenting a case study of a business unit, a chemical in the collection industry, to reduce the
vanquished. Data ana lysis used the Six Sigma methodology, demonstrating the advantages of application in
process improvement, cost reduction and customer satisfaction. Finally, we e mphasize the lim itations of the
study.
Key-words: process, quality, six sigma.
1 INTRODUÇÃO
No atual ambiente globalizado e de intensa competitividade, a busca pela
qualidade tornou-se um importante indicador para o sucesso de uma empresa o que traz como
consequência a necessidade de mudanças constantes nas melhorias de seus processos para
adquirir vantagem competitiva.
De acordo com Pestorius (2007) o Seis Sigma (6) obteve diversas definições
ligadas à eficiência nas operações, melhoria de processo e sua excelência nos negócios. Ao
incorporar elementos do trabalho de muitos pioneiros da qualidade, essa ferramenta busca o
desempenho virtualmente livre de erros.
Neste sentido, o padrão Seis Sigma, de 3,4 problemas por milhão de
oportunidades, é uma resposta ao aumento do nível de expectativa dos clientes e à crescente
complexidade dos produtos e processos modernos.
1 Mestre em Administração (UCS), Doutoranda em Administração (PUC-RS/U CS). cristine.nodari@gmail.com
2 Mestre em Administração (UCS), Doutoranda em Administração (PUC-RS/U CS). elianasevero2@hotmail.com
3 Mestre em Engenharia da Produção (UFRGS), Doutorando em Administração (PUC -RS/UCS)
juliocfguimaraes@yahoo.com.br
4 Mestre em Engenharia da Produção (UFRGS), Doutorando em Administração (PUC -RS/UCS)
zcreis@gmail.com
5 Doctorate degree in Business administration - Université de Sherbrooke Canada a Master degree of Business
Administration - Université Laval Canada. He is currently professor at the University of Caxias do Sul (RS).
echdorion@gmail.com
2
Assim, as ferramentas utilizadas no Seis Sigma são aplicadas dentro de um
modelo simples de melhoria de desempenho, além, é claro da redução da variação dos
processos da organização, por meio da aplicação sistemática de diversas ferramentas
estatísticas dentro da estrutura conhecida pela sigla DMAIC (Define, Measure, Analyze,
Improve, Contro), aprimoramento do método conhecido como PDCA (Plan, Do, Check,
Action). O Seis Sigma exige a mudança de alguns dos principais fluxos de valor empresariais
(PANDE, 2001) .
O objetivo do trabalho foi a aplicação da ferramenta Seis Sigma na redução da
quantidade de vencidos no contas a receber de uma empresa. A escolha da empresa para
realização desse estudo justifica-se pela história consolidada de implantação da ferramenta
Seis Sigma em seus processos. Este artigo está dividido em 4 seções. A seção 2 apresenta o
referencial teórico abordando os processos empresarias de qualidade e a programa Seis
Sigma. A seção 3 aponta os principais direcionadores metodológicos da pesquisa, a seção 4
apresenta a análise e discussão de cada etapa metodológica do Seis Sigma. E por fim, a seção
5 que apresenta as considerações finais sobre a aplicação de um projeto Seis Sigma em um
processo empresarial.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Processos empresariais de qualidade
Nas análises gerenciais, é possível identificar uma intensa preocupação com as
questões de qualidade e sua busca no atendimento a satisfação do cliente. Pela interpretação
de Tachizawa e Faria (2007), as organizações entendem que o aumento de produtividade está
relacionada ao melhor resultado econômico. Neste sentido, para atingir esta situação, é
preciso enfatizar a importância da inteligência desenvolvida no meio fabril, da sinergia das
pessoas e da qualidade nos processos.
Meirelles (2001) argumenta que a gestão de qualidade por processos refere-se a
métrica de processos, assim, cada ponto de verificação da qualidade pode ser avaliado por um
os mais pontos específicos da categoria estudada.
Na contextualização de Paladini (2000) ainda existe uma dificuldade em
acertar o conceito de qualidade, para se direcionar o processo da qualidade necessária a cada
empresa. Neste sentido, entende-se que a qualidade seja difícil de conceituar, porém, é
fundamental buscá-la incessantemente como uma maneira de se obter vantagem competitiva e

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