Anistia Internacional acusa Rússia de crime de guerra em Kharkiv, no leste da Ucrânia

Os bombardeios constantes da Rússia contra a cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia, com munições de fragmentação e o espalhamento de minas terrestres são crimes de guerra que mataram indiscriminadamente centenas de civis, afirmou a Anistia Internacional nesta segunda-feira (13).

Segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv esteve sob bombardeio quase constante desde o início da invasão pela Rússia, em 24 de fevereiro, até que as forças ucranianas conseguiram afastar as tropas russas em maio. Segundo a Ucrânia, 606 civis foram mortos nos ataques, e 600 mil pessoas foram retiradas da cidade.

"Os repetidos bombardeios de bairros residenciais em Kharkiv são ataques indiscriminados que mataram e feriram centenas de civis e, como tal, constituem crimes de guerra", disse a Anistia Internacional, no relatório da investigação de 14 dias, entre abril e maio, que fez no local.

O Ministério da Defesa da Rússia não respondeu às acusações. Em outras ocasiões, a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT