ANP: Produção de petróleo sobe 9% em junho e ultrapassa 3 mi de barris/dia

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que a produção de petróleo atingiu 3,013 milhões de barris por dia em junho. É a primeira vez que a produção no Brasil ultrapassa a marca de 3 milhões de barris diários desde janeiro de 2020 (3,168 milhões de barris/dia). O volume também é 9% acima de maio, e 17,8% superior a junho de 2019.

Os dados foram anunciados nesta manhã pela agência, que divulgou hoje o Boletim Mensal de Produção de Petróleo e Gás Natural, referente a junho. No boletim, a ANP detalha que a produção total de petróleo e gás natural do país em junho foi de 3,821 milhões de barris de óleo equivalente ao dia.

No caso do gás natural, foram produzidos 128 milhões de metros cúbicos ao dia, aumento de 12,3% ante maio, e 15,6% acima de julho de 2019. Em junho, o aproveitamento de gás natural foi de 97,6%, sendo disponibilizados ao mercado 56,3 milhões de metros cúbicos ao dia. A queima de gás no mês foi de 3,132 milhões de metros cúbicos ao dia, um aumento de 12,6% se comparada ao mês anterior - mas uma redução de 22,7% ante o mesmo mês em 2019.

Ao detalhar o bom desempenho em junho, a ANP informou que o aumento de produção deve-se, principalmente, aos campos de Lula e Búzios, que respondem em conjunto por mais de 50% da produção total nacional, tanto de gás quanto de óleo. Em Lula, lembrou ANP, houve retomada de produção do navio plataforma FPSO Cidade de Angra dos Reis e da produção à plena carga do FPSO Cidade de Mangaratiba e da P-67. Em Búzios, houve o retorno à produção à plena carga das FPSOs P-74 e P-76.

A ANP...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT