Aparente avanço entre China e EUA apoia alta da bolsa e leve recuo do dólar

O impasse comercial envolvendo China e Estados Unidos continua ditando o ritmo das bolsas e dos demais mercados financeiros ao redor do mundo. O Ibovespa abriu no campo negativo, mas encontrou espaço para virar e seguir em alta após o presidente da China, Xi Jinping, fazer um discurso conciliador sobre o acordo comercial de primeira fase. Além disso, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o acordo com os chineses está “potencialmente muito próximo”.

Com isso, o Ibovespa subia 0,47% por volta de 14h45, aos 108.006 pontos. Entre as mínimas e as máximas, o índice foi dos 107.157 aos 108.325 pontos.

O mercado brasileiro também é capaz de avançar, segundo analistas, com o suporte de importantes instituições financeiras que reforçaram o potencial da bolsa brasileira durante o pregão de ontem (21). O Ibovespa acumula ganhos de apenas 1,31% na semana, ainda bastante penalizado pela guerra comercial e também pelas instabilidades na América Latina.

Entre as maiores altas do Ibovespa nesta sexta-feira estão Ultrapar ON (2,01%), Vale ON (2,87%) e CVC Brasil ON (2,93%).

Mais cedo, o minério de ferro avançava 1,63% na China, na sétima valorização consecutiva, beneficiando as companhias do setor. Papéis ligados a commodities no geral também são beneficiados pelo suposto avanço nas negociações da disputa comercial, como Gerdau PN (1,40%) e CSN ON (0,42%). O bom momento e o aumento das recomendações para o setor siderúrgico também auxiliam essas empresas.

Quanto à CVC, a operadora de turismo anunciou hoje mudanças na diretoria para fortalecer sua estrutura digital, além de ter recebido autorização para que sua controlada Submarino Viagens finalize a aquisição do grupo Almundo, incluindo as operações da Argentina e do Brasil.

A companhia aérea ainda passa, desde a véspera, por uma recomposição de preços esperada para o ativo, que acumula desvalorizações de mais de 30% no ano e mais de 20% no mês. "O mercado percebeu que tinha batido demais nessa ação após a divulgação do balanço. Agora ficou barato e aproveitam a oportunidade", diz Eduardo Prado, sócio da RJ Investimentos.

Entre as maiores quedas hoje estão Yduqs ON (1,43%) e Cyrela ON (2,14%).

Dólar em leve queda

No mercado de câmbio, as declarações de Trump ajudaram o dólar a se firmar em leve queda nesta sexta-feira, após uma manhã volátil. Por volta de 14h45, moeda americana cedia 0,23%, aos R$ 4,1837.

Como em pregões anteriores, a moeda americana oscilou com viradas bruscas pela manhã, mas sem...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT