Planejamento estratégico aplicado em uma instituição de ensino superior: um estudo de caso

AutorJulio Cesar Ferro de Guimarães - Eliana André Severo - Delzimar da Costa Lima - Pelayo Munhoz Olea
CargoMestre em Engenharia da Produção ? UFRGS. Professor de Graduação e Pós-Graduação da FTSG e FSG - Mestre em Administração pela UCS. Professora do Curso de Graduação em Administração da Faculdade América Latina. Doutoranda em Administração PUCRS/UCS - Doutora em Letras pela PUCRS. Professora de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade América ...
Páginas1-20
Planejamento Estratégico Aplicado em uma Instituição de Ensino Superior: Um
Estudo de Caso
Julio Cesar Ferro de Guimarães1
Eliana Andrea Severo2
Delzimar da Costa Lima3
Pelayo Munhoz Olea4
Resumo: Este ar tigo apresenta o roteiro do Planejamento Estratégico (PE) utilizado pela Faculdade de
Tecnologia da Serra Gaúcha (FTSG), uma instituição de ensino superior que trabalha na formação de
profissionais para atender à demanda do mercado regional. Este roteiro de PE busca descrever, de forma
simplificada, a s etapas e fases do processo de elaboração do planejamento. Esta pesquisa fundamenta-se em
referenciais bibliográficos, constituindo uma pesquisa exploratória, com escopo de estudo de caso. Com o
processo de PE foi possível que a FTSG definisse os direcionadores estratégicos (Missão, Visão, Valores,
Negócio, Core Business); avaliasse os fatores que influenciam o n egócio; realizasse a a nálise do ambiente;
definisse os objetivos estratégicos e, finalmente, planejasse as ações par a alcançar as metas e objetivos
organizacionais. Outro aspecto abordado é a aprendizagem do grupo e da instituição que ocorreu durante a
construção do PE.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Instituição de Ensino Superior. Aprendizagem Organizacional
Abstract: This article presents a Strategic Planning (SP) script that has been used by Faculdade de Tecnologia
da Serra Gaúcha (FTSG), a h igher education institution, which has been working in developing professionals to
keep up with the regional market demand. This SP script tries to describe, in an easier way, the stages and phases
of the planning elaboration process. This study has been based on bibliography references, comprising an
exploratory research, with a case study survey. Along with the SP process, it has been possible that FTSG could
define its strategic aims (Mission, Vision, Values, Business, Core Business); evaluate factors that can influence
business; carry out an environmental analysis; defin e strategic goals, and, eventually, plan actions to achieve
organizational objectives and goals. Another issue addressed is th e group's learning and the institution that
occurred during construction of the SP.
Keywords: Strategic Planning. Higher Education Institution. Organizational Learning.
1 Introdução
O atual cenário de crescente competitividade entre as Instituições de Ensino
Superior (IES), sobre tudo as particulares, confessionais e comunitárias, ampliou a
importância do Planejamento Estratégico (PE), pois com a franca concorrência, as
organizações buscam reduzir os custos e o otimizar a utilização de seu recursos, aproveitando
as oportunidades do mercado de ensino a nível de graduação e pós-graduação.
O processo de desenvolvimento do PE ocorre de forma contínua, gerando a
aprendizagem do grupo e da instituição, no qual os gestores definem as diretrizes
organizacionais, analisam possíveis cenários e planejam estratégias para defender sua posição
1 Mestre em Engenharia da Produção UFRGS. Professor de Graduação e Pós-Graduação da FTSG e FSG.
Julio.guimaraes@ftsg.edu.br
2 Mestre em Administração pela UCS. Professora do Curso de Graduação em Administração da Faculdade América Latina.
Doutoranda em Administração PUCRS/UCS. eliana.severo@americalatina.edu.br
3 Doutora em Letras pela PUCRS. Professora de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade América Latina.
delzimar.lima@americalatina.edu.br
4 Doutor em Administração de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya Espanha. Professor do PPGA/UCS.
pelayo.olea@gmail.com
2
e ampliar a participação no mercado através de desenvolvimento de novos serviços/produtos
ou ainda com a conquista de novos clientes (alunos neste caso). A renovação do PE ocorre
com a periódica revisão do planejamento, avaliando as ações e os resultados obtidos, bem
como, redesenhando o novo cenário, pois a realidade que cerca as organizações é dinâmica,
como por exemplo, os aspectos macro-econômicos e movimentos dos concorrentes no
mercado.
Para elaboração da metodologia do PE utilizou-se da bibliografia disponível,
composta pela revisão de livros e artigos, adicionando às experiências adquiridas na vivência
profissional, o que resultou em um roteiro utilizado pela Faculdade de Tecnologia da Serra
Gaúcha (FTSG) para formulação do PE 2010-2014, o qual está descrito neste artigo.
Este artigo tem como objetivo apresentar a metodologia de PE utilizada pela
FTSG, observando o processo de aprendizagem do grupo e da instituição durante a construção
do PE, contribuindo com a comunidade acadêmica na formulação de modelos eficazes de
planejamento, os quais auxiliem as IES na melhoria da prestação de seus serviços
educacionais.
2 Fundamentação Teórica
A importância do planejamento estratégico é reconhecida por vários autores da
administração. Porter (2001) enfatiza que deixar de pensar na estratégia é a morte para a
organização e Pedrosa (2004), complementa que ações empreendidas sem direção, sem
conhecimento de mercado, sem controle de custos e sem saber como realizar receitas são
totalmente inúteis. Por outro lado, além de um bom planejamento, é fundamental ter
estratégias de atuação. Segundo Porter (2001), nenhuma empresa pode ousar entrar no
mercado competitivo sem uma definição de como se posicionar em seu setor, ou seja, sem ter
estratégias.
2.1 Planejamento estratégico
O planejamento pode ser definido como um processo de tomada de decisão
(OLIVEIRA, 2001). Dentro das empresas o planejamento tem difícil conceituação, já que sua
função muitas vezes é confundida com previsão, projeção, predição, resolução de problemas e
planos, contudo, planejar é um processo que deve ser desenvolvido para promover o alcance
de objetivos propostos (VASCONCELLOS FILHO; PAGNONCELLI, 2001).
O planejamento pode ser estabelecido em cinco dimensões, que definem o
assunto a ser abordado, os elementos do planejamento, o dimensionamento do tempo do

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