Após nova reunião, EUA e Rússia prometem manter diálogo sobre crise na Ucrânia

Os Estados Unidos e a Rússia tentaram diminuir as tensões sobre a crise na Ucrânia nesta sexta-feira (21). Embora não tenha havido grandes avanços nas negociações, os dois países se comprometeram a seguir dialogando em busca de uma solução diplomática para o problema.

Diante de demandas diametralmente opostas, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, se reuniram hoje em Genebra em um momento considerado “crítico” pela Casa Branca para baixar a temperatura da crise, que escalou nos últimos dias com trocas de farpas dos dois lados.

Com mais de 100 mil soldados russos posicionados perto da fronteira ucraniana, os EUA e seus aliados temem que Moscou esteja planejando uma invasão do país vizinho, algo que Moscou nega. Por outro lado, a Rússia exige que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se afaste da região e negue uma eventual adesão da Ucrânia à aliança militar, uma demanda recusada pelo Ocidente.

“Não esperávamos grandes avanços hoje, mas agora estamos em um caminho mais claro para entender as posições uns dos outros”, disse Blinken a jornalistas depois do encontro.

Blinken disse que Lavrov reiterou que a Rússia não tem planos de invadir a Ucrânia, mas respondeu que os EUA e seus aliados não estão convencidos disso, em parte devido ao aumento do número de soldados russos na região da fronteira em meio às negociações.

“Estamos olhando para o que é visível para todos. São atos e ações, não palavras, que fazem toda a diferença”, disse o secretário de Estado americano.

Já Lavrov classificou o diálogo como “construtivo e útil”, acrescentando que os EUA se comprometeram a responder por escrito às demandas da Rússia sobre a Ucrânia e a Otan na próxima semana.

Antes do encontro, a Rússia também exigiu que a aliança militar ocidental retire suas tropas de países como Bulgária e Romênia, países que integraram a antiga União Soviética.

“Não posso dizer se estamos no caminho...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT