Aposentadoria Especial

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas85-86

Page 85

Em tese todos os segurados da previdência social têm direito à aposentadoria especial. Em razão do mister e ambiente de labor, até mesmo o doméstico. Mas, esse fato dificilmente sucederá.

Pela essência do tipo de benefício, um direito excepcional, qualquer rol dos destina tários será exemplificativo.

A aposentadoria especial é direito subjetivo de quem preenche os requisitos legais dos arts. 57/58 do PBPS. Uma espécie do gênero aposentadoria por tempo de contribuição, como são as do professor e do anistiado. Bastando a exposição ao risco, o seu sinistro distancia-se da aposentadoria por invalidez.

Com caráter definitivo, imprescritível, benefício substituidor dos salários, não reeditável, alimentar em algumas circunstâncias, de pagamento continuado, veda o retorno ao trabalho em serviço tido como especial, máxime insalubre.

Desde 29.4.95, a renda mensal inicial foi uniformizada em 100% do salário de benefício.

A DIB segue a regra da aposentadoria por idade.

Só o doméstico pode requerê-la e, destarte, ele assume o ônus da prova das condições exigidas. Como é praticamente direito de segurado sujeito a desconto, não tem de demonstrar ter havido o recolhimento das contribuições.

Ele deve informar os seus dados cadastrais, como: 1) nome; 2) idade; 3) período de trabalho; 4) função; 5) remuneração; 6) jornada de trabalho; 7) endereço; 8) local de trabalho etc.

A exemplo da aposentadoria por tempo de contribuição, o doméstico precisa provar o tempo de serviço, dispensado de promover o cálculo da conversão de tempo especial em comum.

Na raríssima hipótese de haver direito deverá apresentar o PPP fornecido pelo empregador e exibir o LTCAT.

São três os requisitos legais para a obtenção do benefício: a) qualidade de segurado;

  1. período de carência de 15 anos; e c) evento determinante: exposição ao agente nocivo insalubre residencial.

O segurado está obrigado a comprovar: 1) o tempo de filiação; e 2) o período de trabalho sob condições de ameaça à saúde e integridade física.

Page 86

Para a caracterização do direito não imprescindível de o segurado estar exercendo atividade especial durante o período de carência ou período básico de cálculo. Nem será preciso recorrer ao direito adquirido, isto é, ter completado os requisitos desse benefício e depois passado a operar em atividade comum.

O exercente de atividade especial não está impedido de utilizar-se da Justificação Administrativa prevista no art. 108 do PBPS, mas terá de carrear...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT