Araújo insinua que protecionismo justifica atraso em declaração ambiental para acordo UE-Mercosul

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, insinuou nesta manhã que a União Europeia dá demonstrações de protecionismo disfarçado ao atrasar a proposta de uma declaração adicional sobre meio ambiente no acordo de livre comércio com o Mercosul.

Segundo ele, o Brasil e o Mercosul se colocam "totalmente de acordo" com essa declaração adicional, que foi cobrada publicamente pelos europeus. No entanto, disse o chanceler, a própria UE não apresentou nada de concreto sobre esse documento.

"A negociação está concluída. Existem dois ou três detalhes. Agora a questão realmente é ambiental. Estamos totalmente de acordo, mas a bola está com os europeus", afirmou Araújo, em depoimento à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

O ministro, então, completou: "Tem que ser obviamente algo negociado, uma coisa recíproca, sem comprometermos nosso setor exportador e agrícola. O mundo tem que entender...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT