Arthur do Val anuncia saída do MBL e diz que será cassado

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei, anunciou sua saída do Movimento Brasil Livre (MBL) e disse que terá seu mandato cassado “em tempo recorde” pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Após ter feito declarações sexistas, o parlamentar tornou-se alvo de pedidos de cassação de seu mandato e enfrenta um processo de expulsão do Podemos.

Em entrevista publicada pela Folha de S.Paulo nessa terça-feira (8), ele havia dito que se afastaria do MBL, mas não sabia se seria em definitivo. Em vídeo publicado no YouTube também nessa terça-feira, Arthur do Val reconhece ter cometido erro grave e disse que não quer se tornar “um fardo”, “uma âncora” para o MBL.

“Não acho justo que, por conta de um erro que foi meu, outras pessoas paguem”, disse, em vídeo de 12 minutos. “Não quero ser esse fardo, não tenho esse direito. Não posso ser motivo de atrapalhar”.

O parlamentar anunciou que deixará o grupo, que se tornou conhecido por organizar manifestações em favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff e contra o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Não vou ser uma âncora no meu campo. Eu tomei a decisão de me afastar de tudo um pouco. Me afastar do MBL, vou sair”, disse. “Vou me afastar, eu estou atrapalhando, eu vou sair.”

Arthur do Val disse que está “numa maré ruim” e que tem sido alvo de ameaças. “Vou ser sincero, às vezes parece que as coisas foram um pouco longe demais também”, afirmou, sobre as declarações sexistas que fez sobre mulheres ucranianas e que se tornaram públicas na sexta-feira.

O parlamentar foi à Ucrânia supostamente para entregar doações a refugiados do país após a invasão russa – em ação amplamente divulgada pelo próprio deputado em suas redes sociais. Em áudio enviado na semana passada a amigos e colegas, Arhur do Val disse que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres” e, entre comentários machistas e misóginos, comparou a fila de refugiadas à fila de uma balada.

Com as declarações, deputados da extrema direita à esquerda se uniram na Assembleia Legislativa para pedir a cassação do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT