As compreensões intervencionistas da Psicologia Social comunitária latino-americana a partir de uma revisão bibliográfica e bibliométrica

AutorIsabela da Silva Pontes, Viviani Teodoro dos Santos, Marcio Pascoal Cassandre
CargoGraduanda em Administração, aluna da graduação em Administração em Universidade Estadual de Maringá/Graduada em Administração, aluna do mestrado em Administração do PPA-UEM/Professor do Programa de Pós-Graduação em Admininistração e do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá. Pós-doutorando na Danish School of Education
Páginas139-159
Isabela Pontes et alii
Cadernos Prolam/USP, v.16, n.31, p.139-159, jul./dez.2017
DOI: 10.11606/issn.1676-6288.prolam.2017.141426
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AS COMPREENSÕES INTERVENCIONISTAS DA PSICOLOGIA SOCIAL
COMUNITÁRIA LATINO-AMERICANA A PARTIR DE UMA REVISÃO
BIBLIOGRÁFICA E BIBLIOMÉTRICA
THE INTERVENTIONAL INSIGHTS OF LATIN AMERICAN COMMUNITY SOCIAL
PSYCHOLOGY FROM A BIBLIOGRAPHIC AND BIBLIOMETRIC REVIEW
Isabela da Silva Pontes1
Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Brasil
Viviani Teodoro dos Santos2
Universidade Tecnológica Federal do Paraná e
Universidade Estadual de Maringá, Brasil
Marcio Pascoal Cassandre3
Universidade Estadual de Maringá e Aarhus University, Århus ,Dinamarca
Resumo: O objetivo do estudo é investigar a incidência de propostas intervencionistas de
pesquisa pela Psicologia Social Comunitária Latino-Americana (PSCLA). Realizou-se estudo
bibliográfico e bibliométrico que revelou: i) baixo número de publicações, porém em Qualis
A1 e A2; ii) a maioria dos estudos é apresentada na língua portuguesa; iii) número de
publicações oscila conforme os anos; iv) os artigos encontrados apresentaram aparato
metodológico, porém a discussão se mostrou incipiente sobre possíveis indicações de
procedimentos metodológicos específicos para a PSCLA e; v) as técnicas de pesquisa mais
utilizadas foram: observação e anotação em diário de campo, entrevistas e questionários.
Palavras-chave: Pesquisa intervencionista; Psicologia Social Comunitária Latino Americana.
Abstract: The objective of the study is to investigate the incidence of interventionist research
proposals by the Latin American Community Social Psychology (PSCLA). A bibliographical
and bibliometric study was made and it was revealed: i) low number of publications, but A1
1 Graduanda em Administração, aluna da graduação em Administração em U niversidade Estadual de Maringá.
Email: isabela17.pontes@gmail.com.
2 Graduada em Administração, aluna do mestrado em Administração do PP A-UEM. Email:
vivi_adm3@hotmail.com.
3 Professor do Programa de Pós-Graduação em Admininistração e do Departamento de Administração da
Universidade Estadual de Maringá. Pós-doutorando na Danish School of Education. Email:
mcassandre@hotmail.com. Recebido em: 30/12/2017. Aprovado em: 16/03/2018.
Isabela Pontes et alii
Cadernos Prolam/USP, v.16, n.31, p.139-159, jul./dez.2017
DOI: 10.11606/issn.1676-6288.prolam.2017.141426
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and A2 classification; ii) most of the studies are published in Portuguese; iii) publications
oscillate according to the years; iv) the articles that was found presented methodological
apparatus, but the discussion was incipient about possible indications of specific
methodological procedures for PSCLA and; v) that the most used research techniques were:
observation and annotation in field diary, interviews and questionnaires.
Keywords: Interventional research; Social Psychology Latin American Community.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo do presente estudo é investigar a incidência de propostas intervencionistas
realizadas a partir dos conceitos da Psicologia Social Comunitária Latino-Americana
(PSCLA). A Psicologia Social pode ser vista como um primeiro passo em direção a uma nova
forma de enxergar o indivíduo, que não estava sendo mais estudado no isolamento, mas sim
por meio de suas interações em sociedade. Esse movimento, porém, ainda não era suficiente
para atender certas demandas sociais, fazendo com que, na década de 1960, a Psicologia
Social passasse a assumir essa preocupação.
Seu início ocorre nos Estados Unidos, sendo chamada de Psicologia Comunitária (PC)
ou Psicologia Comunitária Norte Americana (PCNA) e, na América Latina, por Psicologia
Social Comunitária (PSC) ou Psicologia Social Latino-Americana (PSLA), ou ainda,
Psicologia Social Comunitária Latino-Americana (PSCLA). Portanto, pela leitura realizada
durante a pesquisa, pode-se perceber que autores fazem uso de termos diferentes para referir-
se a uma prática, justificando as definições apresentadas na base teórica dessa pesquisa.
Para a investigação proposta nesta pesquisa, compreende-se que os métodos
intervencionistas são conhecidos por serem modelos que exigem não somente conhecimento
teórico passivo, mas também uma atitude ativa, por meio de ações e métodos de aplicações.
Esses métodos intervencionistas, segundo Thiollent, começaram a ganhar mais força a partir
do papel importante que mostraram desempenhar em situações problemáticas (PICHETH;
CASSANDRE; THIOLLENT, 2016).
Picheth, Cassandre e Thiollent (2016) ponderam que autores como Lewin
argumentavam a necessidade de que as pesquisas sociais fossem voltadas à prática, ou seja,
uma abordagem integrada capaz de enfrentar temas preocupantes presentes no ambiente
social. Nesse contexto, o surgimento da Psicologia Social Comunitária tem o caráter voltado
ao social e apresenta melhor desempenho realizando os métodos intervencionistas.

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