As explicações do Copom e a paralisação da Volvo e Scania: As notícias mais quentes do dia

O Banco Central comunicou nesta terça-feira a ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), encerrada na quarta-feira passada, que elevou a taxa Selic para 2,75% ao ano. O membros do Copom discutiram que, apesar da recente aprovação de reformas importantes no médio prazo, os riscos fiscais seguem elevados devido à pandemia. Além disso, eles debateram que a demora de normalização de cadeias produtivas pressiona custos e inflação em setores específicos. Esses e outros fatores contribuíram para a postura mais assertiva na condução da política monetária, segundo a ata, e o Copom avaliou que para a próxima reunião seria adequado outro ajuste da mesma magnitude. Em última instância, a decisão dependerá da evolução da atividade, balanço de riscos e projeções e expectativas de inflação

O presidente do Federal Reserve de Saint Louis, James Bullard, discursa às 10h (de Brasília). Às 11h10, Raphael Bostic, presidente do Federal Reserve (Fed) de Atlanta, faz discurso. Às 12h, Thomas Barkin, presidente do Federal Reserve de Richmond, faz discurso. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, presta depoimento, às 13h (de Brasília), à Comissão de Finanças da Câmara dos Representantes sobre a Lei de Ajuda, Socorro e Segurança Econômica do Coronavírus. A integrante do conselho do Federal Reserve (Fed) Lael Brainard profere discurso às 16h45 (de Brasília).

O fornecimento de vacinas contra a covid-19 e de cilindros de oxigênio para garantir tratamento aos pacientes em estado grave ao Brasil será discutido em sessão temática às 16h. Foram convidados representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto Butantan, das empresas farmacêuticas Pfizer, Janssen e União Química, além de laboratórios privados e de laboratórios de Rússia, China e India e das empresas que fornecem oxigênio.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar, às 14h, o julgamento de quatro mandados de segurança contra atos do Tribunal de Contas da União (TCU) que impediram construtoras envolvidas no escândalo da Lava-Jato de contratar com a administração pública em razão de fraudes licitatórias. Os processos tratam de licitações para as obras da usina nuclear Angra 3. O caso envolve a Andrade Gutierrez, Artec, UTC Engenharia e Queiroz Galvão. Os advogados das empreiteiras alegam que a sanção do TCU esvaziaria acordos de leniência firmados com outros órgãos públicos federais e com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Os...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT