Assembleia Geral da ONU aprova resolução condenando golpe em Mianmar

A Assembleia Geral da ONU aprovou nesta sexta-feira (18) uma resolução não vinculativa condenando o golpe em Mianmar e apelando a "todos os Estados-membros que impeçam o fluxo de armas" para o país.

O texto também exorta as Forças Armadas birmanesas a libertar presos políticos, incluindo a líder civil deposta em fevereiro, Aung San Suu Kyi.

"O risco de uma guerra civil em larga escala é real", disse a enviada especial da ONU a Mianmar, Christine Schraner Burgener, após a votação. "A oportunidade de reverter o golpe militar está se esgotando."

O texto foi aprovado por 119 nações, enquanto outras 36 se abstiveram, incluindo a China – principal apoiador de Mianmar – e a Rússia.

Só Belarus votou contra, o que impediu a aprovação por consenso da resolução, como pretendiam os seus autores, e impôs uma votação pública, em que todos os 193 países da ONU foram obrigados a revelar sua escolha.

Dos dez integrantes da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) que participaram da negociação do texto, iniciada por Liechtenstein, apenas quatro se abstiveram: Brunei (atual presidente da...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT