Associação de funcionários do BB questiona escolha de sócio para a DTVM

A Associação Nacional de Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) encaminhará ofício ao Tribunal de Contas da União (TCU) questionando a intenção da atual gestão do banco de escolher um sócio estrangeiro para a gestora de fundos da instituição, a BB DTVM. A associação pretende também mobilizar, na volta do recesso legislativo, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos.

Em entrevista ao Valor nesta semana, o presidente do BB, Rubem Novaes, disse que esse processo, que visa ampliar o alcance dos produtos do banco, deve ser concluído ainda no primeiro semestre deste ano. A parceria levará, na prática, à privatização da gestora.

Na avaliação da associação, “urge avaliar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão do Banco do Brasil no que diz respeito à privatização da BB DTVM”. “O valor imensurável da marca BB na geração de oportunidades e no potencial de alavancar negócios, hoje e no futuro, precisa ser levado em conta nas anunciadas decisões de vendas de ativos do Conglomerado Banco do Brasil”, diz o ofício, citando também a parceria entre BB Banco de Investimentos (BB-BI) e UBS, anunciada em novembro do ano passado.

“Estranhamente, embora se fale em competitividade na privatização da BB DTVM e BB-BI, os gestores do Banco do Brasil anunciam desativação de negócios no exterior – nos Estados Unidos –, redução na presença – em Portugal, às vésperas dos impactos do Brexit. Na direção oposta de tais decisões, grandes bancos brasileiros consolidam estrategicamente suas atuações nesses mercados, estreitando os vínculos com clientes brasileiros e estrangeiros”, coloca o documento.

A entidade afirma que a BB DTVM tem entre suas atividades a administração...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT