Associações do setor aéreo recomendam regras flexíveis para uso de slots

O Worldwide Airport Slot Board, formado pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI World), pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) e pelo Grupo Mundial de Coordenadores de Aeroportos (WWACG) divulgaram nesta quinta-feira (26) uma recomendação conjunta aos governos para que mantenham regras mais flexíveis para uso dos horários de pousos e decolagens (“slots”) até a temporada de verão no Hemisfério Norte, que termina em outubro.

Para as entidades, as regras mais flexíveis vão garantir a conectividade essencial do transporte aéreo. Agências reguladoras em todo o mundo suspenderam as regras de concessão de slots para o ano de 2020, para dar ao setor fôlego para operar durante a pandemia.

O conselho recomenda que a devolução de slots, que seria feita em fevereiro de 2021, seja postergada para abril de 2022. E o limite de atrasos e cancelamentos de voos, hoje de 20%, seja ampliado para 50% em abril de 2021.

Outra recomendação é que haja uma definição clara de motivos que justificam o descumprimento da regra dos slots como, por exemplo, o fechamento de fronteiras ou medidas de quarentena impostas pelos governos.

Como resultado da pandemia de covid-19, 65% dos voos diretos entre cidades desapareceram no primeiro trimestre de 2020.

O tráfego internacional, segundo as entidades, deve atingir 25% do nível de 2019 em meados de 2021. Para as entidades, um sistema flexível de regras de slots é essencial para...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT