Ataque à base de agentes autônomos da XP vai continuar, diz Constantino

O ataque à base de agentes autônomos de investimentos da XP, iniciado há cerca de dois anos com a entrada do BTG Pactual nesse tipo de distribuição, vai continuar, mas, segundo Bruno Constantino, executivo-chefe de finanças da instituição, não há razão para a companhia se abalar com a investida.

Segundo o executivo, dos novos assessores que fizeram a prova para obter a certificação da Ancord nos últimos 12 meses, uma parcela de 84% escolheu a XP para empreender.

“O aumento da competição, com outras plataformas vindo para cima do ecossistema que a XP construiu ao longo da sua história, é mais um reconhecimento de que o modelo de negociação está na direção correta”, disse em conferência com a imprensa. A XP fechou o primeiro semestre com cerca de 7 mil agentes autônomos plugados à sua plataforma.

Constantino ainda comentou que essa é uma profissão jovem no Brasil e que com os esforços dos bancos para reduzir custos e fechar agências, haverá gerentes que atendem o cliente na ponta dispostos a testar o modelo independente.

A saída da EQI Investimentos para se associar ao BTG Pactual como atalho para se transformar em corretora é um modelo que se aplica a poucos escritórios, disse Constantino. A XP também passou a oferecer a possibilidade de que parceiros da plataforma se transformem em instituição financeira pelos modelos de participante de negociação pleno (PNP) ou participante de negociação (PN) no negócio de corretagem.

“Esse é um modelo que precisa se provar, não é trivial. Uma nova instituição financeira precisa ser aprovada pelo Banco Central, e por mais que seja PN ou PNP, vai ter que convencer o brasileiro a investir através delas. Vai ser mais uma no universo das plataformas abertas.” O executivo acrescentou que sob o guarda-chuva de corretoras vem uma série de responsabilidades e uma estrutura...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT