Atividade econômica cresce 4,89% em junho, a maior alta desde 2002, mostra BC

O Indice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) cresceu 4,89% em junho, na comparação dessazonalizada com maio, conforme divulgado nesta sexta-feira pela autoridade monetária. Foi a maior alta mensal de toda a série histórica do índice, com início em 2002. Até então, a maior expansão havia sido registrada em junho de 2018 (alta de 3,30%).

Além disso, foi a segunda alta mensal consecutiva desde o início da pandemia. Em maio, o indicador subiu 1,58% na comparação mensal (dado revisado de alta de 1,31%).

O resultado mensal de junho veio abaixo da mediana das estimativas colhidas pelo Valor Data, de alta de 5,2%.

Já no acumulado de 12 meses até junho o IBC-Br caiu 2,55%. Devido às constantes revisões, o indicador medido em 12 meses é mais estável do que a medição mensal.

Na comparação com junho de 2019, houve queda de 7,05%, na série sem ajuste. No primeiro semestre deste ano, por sua vez, a variação foi negativa em 6,28%.

O comportamento do indicador em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT