(Auto)Destruicao do capital segundo Harvey.

AutorLondono, Sergio Quintero

HARVEY, D. 17 contradicoes e o fim do capitalismo. Boitempo Editora. Sao Paulo, 2016.

Da mesma maneira que em anos anteriores tinha se debrucado sobre os temas quentes e fundamentais para entender a sociedade capitalista, nesta ocasiao, David Harvey apresenta uma analise sobre as contradicoes do capital, suas manifestacoes contemporaneas (especialmente apontando os impactos da crise financeira de 2007-2008) e algumas ideias para a pratica politica anticapitalista.

17 contradicoes e o fim do capitalismo, escrito em 2016, trata algumas das contradicoes mais profundas do capital a partir da critica de Marx a economia politica, faz uma abordagem do motor economico que move o capitalismo. Harvey traz de novo uma (polemica) diferenciacao entre capital e capitalismo e decide analisar as contradicoes do capital, entendendo que sao estas as que constituem a forma especifica de desenvolvimento do modo de producao e reproducao que rege as relacoes sociais no mundo contemporaneo.

Este livro faz parte do Projeto Marx a partir do qual, desde ha quase 20 anos, David Harvey aborda diferentes temas desenvolvidos ou apontados por Marx. No entanto, o tratamento de Marx nas analises de Harvey e de longa data. Os estudos marxistas que o autor realiza desde os anos 70 do seculo passado mostram seus frutos, contribuindo de forma criativa na construcao do corpus teorico, combatendo determinismos tecnicos ou economicos, assim como propostas superficiais e fragmentarias que, ao contrario de enfrentar o capital, permitem sua reproducao.

Sem negligenciar as contradicoes do capitalismo, e outras que tem se apresentado em diferentes modos de producao, tais como racismo, cultura patriarcal, xenofobia, homofobia, entre outras, o autor decide focar sua analise no capital, entendido como o cerne da sociedade fundada na producao e reproducao do valor. O seu objetivo e fazer um diagnostico (a maneira de raios X) da forma como o capital se desenvolve na contemporaneidade e indicar o que significa hoje construir uma analise e um agir anticapitalista.

Apresentado pelo autor como um livro potencialmente perigoso, fertilmente provocador, combina uma rigorosa analise cientifica e politica que permite reconhecer o carater predador do capital e ao mesmo tempo, sua possivel e necessaria superacao.

O velho proposito de Karl Marx de apresentar o carater contraditorio do capital e retomado em 17 contradicoes ... chamando a atencao sobre o fato de encontrar no seu proprio interior o potencial superador desta sociedade. O carater alienante do capital pode ser superado como desdobramento das suas tensoes internas, sendo elas de ordem politica e economica. No entanto (e sobre isso Harvey faz enfase), a superacao do capital nao e uma consequencia automatica e inevitavel do seu metabolismo. Mais uma vez, Harvey avanca no seu projeto de incorporar a teoria de Karl Marx, de face as condicoes do nosso tempo.

A ideia de crise aqui apresentada nao sugere a queda do capital pelo seu proprio peso, pois tem demonstrado sua capacidade de adaptacao para reproduzir a logica sob a qual se sustenta (por exemplo, os aparentes limites ambientais), aprofundando e prolongando o sofrimento da grande maioria da populacao do planeta. Segundo todas as indicacoes e o contexto analisado no livro, mais do que nunca toma vigencia a contradicao entre socialismo ou barbarie.

A critica madura de Marx ao capital e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT