Banrisul prevê economizar R$ 50 milhões até 2031 com adoção de energia renovável

O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) se prepara para lançar um edital para compra de energia de fonte renovável no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Além da questão ambiental, os cálculos do banco apontam para uma economia aproximada de R$ 50 milhões em gastos com energia até 2031.

De acordo com o edital, a ser publicado neste segundo semestre, a energia contratada será do tipo incentivada 50% e prevê a compra de aproximadamente 15.000 MWh/ano para consumo em de média tensão.

Segundo o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, a quantidade será suficiente para converter o consumo de 100 agências para energia de fonte 100% renovável. “Não basta apoiar iniciativas sustentáveis, temos de dar o exemplo”, defende o executivo, em nota.

Para chegar a 100% do consumo de energia elétrica renovável, o Banrisul deve lançar um segundo edital para locação de Sistema de Geração Distribuída (SGD). Esse formato atenderia a demanda de 45% das unidades, que funcionam em baixa tensão e atendem 400 agências.

A iniciativa faz parte do Projeto de Energia Renovável do Banrisul, que busca migrar a estrutura do banco para uma economia de baixo carbono, explica o executivo.

Do ponto de vista técnico, será exigido da empresa contratada o fornecimento de ‘Certificados de Energia Renovável no padrão I-REC’. Isso é necessário para garantir a compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEE) gerados pelo consumo de energia elétrica, e para que se tenha rastreabilidade da fonte.

De acordo com a diretora administrativa do Banrisul, Marivania Fontana, os editais estão alinhados à estratégia de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT