BC inclui pergunta sobre impacto na inflação de projeto que limita ICMS de combustíveis em questionário pré-Copom

O Banco Central (BC) incluiu em seu questionário pré-reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) uma pergunta sobre a avaliação dos economistas em relação ao projeto que limita tributação de combustíveis, energia, telecomunicações e transportes coletivos, atualmente em tramitação no Congresso.

A autoridade monetária questiona qual seria impacto estimado da medida e quanto disso já foi incorporado às projeções de inflação dos economistas consultados. O documento foi enviado a analistas do mercado nesta sexta-feira (3). As respostas são analisadas antes da reunião do comitê sobre a taxa básica de juros (Selic) e servem como subsídio para a decisão.

"Qual é a sua avaliação do impacto potencial no IPCA das alterações na tributação de combustíveis, energia, telecomunicações e transportes coletivos atualmente em andamento no Congresso Nacional? Quanto desse impacto estimado está incorporado nas suas projeções?", pergunta o BC no documento.

O projeto de lei, aprovado na Câmara e encaminhado ao Senado, pretende limitar as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) — imposto estadual — sobre esses itens.

Em comparação ao questionário de maio, o BC incluiu alimentos in...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT