BCE garantiu resiliência para setor bancário europeu na pandemia, diz presidente

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou no Fórum de Supervisão Bancária nesta terça-feira (09) que os bancos europeus só conseguiram encarar a pandemia e contornar o problema até agora porque estavam bem supervisionados antes da crise.

Leia mais:

Entre as medidas, Lagarde cita a retirada de barreiras prudenciais para que os bancos pudessem liberar o fluxo de crédito para as economias. “Entre março e maio de 2020, os empréstimos bancários a empresas na área do euro aumentaram quase 250 bilhões de euros, o maior salto já registrado em um período de três meses”, disse Lagarde.

Do mesmo modo, a chefe do BCE diz que a recomendação de suspensão do pagamento de dividendos pelos bancos ajudou a manter liquidez no setor e evitou fuga do dinheiro para outras áreas não necessárias. “Os bancos que não distribuíram dividendos aumentaram os seus empréstimos em cerca de 2,4% e as suas provisões em cerca de 5,5%”, disse.

Segundo Lagarde, diferente das crises anteriores, a pandemia da covid-19 teve o setor bancário como parte da solução, e não do problema. “Os bancos não estavam apenas em uma posição financeira sólida para resistir ao choque pandêmico, mas também puderam ajudar a fortalecer a resposta comum à crise”...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT