BCE: Inflação segue acima do esperado, mas comparações com EUA não são apropriadas, diz Lagarde

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reiterou nesta segunda-feira (7) que a inflação deve permanecer elevada no curto prazo e que as comparações com as ações de política monetária do Federal Reserve (Fed, o BC americano) não são apropriadas, devido às vastas diferenças entre as duas regiões.

"Reconhecemos, na última quinta-feira, a alta da inflação, e que ela deve permanecer elevada no curto prazo", disse Lagarde, se referindo à entrevista coletiva dada na semana passada, após a decisão de política monetária do BCE. Falando em depoimento ao Parlamento Europeu, hoje, Lagarde reconheceu também que "é fato que uma inflação elevada por um longo tempo pode afetar os salários, e isso justificaria uma ação da política monetária".

Ainda assim, ela disse que, por enquanto, o BCE não vê evidências de que a inflação atual esteja ancorando as expectativas de uma inflação futura em níveis excessivamente elevados, mas que apenas as estão atrelando a níveis mais condizentes com a meta de inflação de 2% no médio prazo.

Respondendo a um questionamento sobre um suposto atraso da política monetária do BCE em relação aos Estados Unidos, Lagarde apontou que os estímulos fiscais foram muito mais agressivos nos EUA, enquanto a demanda e o mercado de trabalho se recuperaram muito mais rapidamente do que na zona do euro.

Lagarde destacou também que o núcleo da inflação — que exclui os elementos mais voláteis de alimentos e energia — está muito mais elevado nos EUA, evidenciando que o principal fator alimentando a inflação foi a disparada nos preços de energia, mais especificamente do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT