Benefícios da vacina da AstraZeneca superam riscos, diz agência europeia

A diretora-executiva da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), Emer Cooke, reiterou nesta terça-feira o posicionamento da entidade sobre a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford. A avaliação é que seus benefícios continuam superando os riscos, apesar da investigação em andamento para descobrir se casos isolados de coagulação sanguínea foram causados pelo imunizante.

A EMA espera divulgar os resultados finais de uma revisão dos casos de coagulação relatados recentemente por diversos países europeus até a quinta-feira. Os governos da região continuam enviando dados, que estão sendo analisados praticamente em tempo real por especialistas da entidade.

“Analisamos os resultados preliminares e dissemos claramente que os benefícios superam os riscos. Vamos continuar avaliando os dados que estão chegando”, disse Cooke em entrevista coletiva. “Uma situação como essa não é inesperada quando você vacina milhões de pessoas”.

Como precaução, Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal e Holanda seguiram os passos de outros países europeus e suspenderam o uso da vacina na segunda-feira. Nesta terça, a Suécia também anunciou que deixaria de aplicar o imunizante da AstraZeneca enquanto a situação é revisada pela EMA.

A diretora da EMA também afirmou que é “pouco provável” que os problemas de coagulação...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT