Bens de capital puxam queda da indústria em novembro, aponta IBGE

Entre quatro grandes categorias do setor industrial pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a de bens de capital experimentou queda, bens intermediários e bens semiduráveis e não duráveis registraram estabilidade, e somente bens duráveis tiveram alta na atividade em novembro ante outubro, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta quinta-feira (06) pelo IBGE.

Já na comparação com novembro do ano passado, somente bens de capital tiveram aumento e as demais registraram quedas em novembro desse ano. Na indústria geral, houve queda de 0,2% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal.

Ainda assim, na passagem entre outubro e novembro, houve aumento em 13 dos 26 ramos pesquisados.

A produção de bens intermediários apresentou estabilidade na passagem entre outubro e novembro. Na comparação com novembro de 2020, a atividade de bens intermediários cai 2,7%. A categoria representa 55% da indústria.

Bens semi e não duráveis também tiveram estabilidade na produção em novembro, frente a outubro, segundo os dados do IBGE. Na comparação com novembro de 2020, houve queda de 6,3%.

A produção de bens duráveis, por sua vez, subiu 0,5% em novembro, em relação ao mês imediatamente anterior, mas queda de 21% na comparação com novembro de 2020.

Já os fabricantes de bens de capital...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT