Biden diz que EUA e aliados responderão a ataque 'injustificado' da Rússia à Ucrânia

Os Estados Unidos e seus aliados responderão de maneira unida e decisiva a "um ataque não provocado e injustificado das forças militares russas" à Ucrânia, disse o presidente dos EUA, Joe Biden, depois que explosões foram ouvidas na capital ucraniana de Kiev.

"O presidente (Vladimir) Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano", disse Biden em comunicado.

"Somente a Rússia é responsável pela morte e destruição que este ataque trará. O mundo responsabilizará a Rússia."

O presidente Vladimir Putin autorizou "uma operação militar especial" contra a Ucrânia na manhã de quinta-feira para eliminar o que chamou de uma séria ameaça, dizendo que seu objetivo era desmilitarizar o vizinho do sul da Rússia.

Biden disse que anunciará nesta quinta-feira (24) outras medidas a serem impostas à Rússia pelos Estados Unidos e seus aliados.

Destacou ainda que informou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em um telefonema na noite de quarta-feira (23), sobre as medidas que os Estados Unidos estão tomando para reunir a condenação internacional à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Biden disse que os Estados Unidos e seus aliados e parceiros imporão sanções severas à...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT