Black Friday: Queixas dos consumidores têm alta de 50,5% no Reclame Aqui

O site Reclame Aqui informou, no início da noite desta sexta-feira (29), que recebeu 7,1 mil reclamações de consumidores a respeito da Black Friday desde as 11h até as 18h de hoje. De acordo com o site, o volume é 50,5% maior que o registrado em igual período da Black Friday do ano passado, quando houve 3,3 mil queixas. Além disso, o total supera o número de reclamações de todo o ano de 2018, de 5,6 mil.

As 10 empresas que apresentaram o maior número de reclamações até agora foram: McDonald’s (323), Burger King (293), Méliuz (292), Americanas.com (245), KaBuM! (170), MercadoPago.com (166), Carrefour.com (156), o site de Magazine Luiza (156), o site das Casas Bahia (153) e a Ame Digital, que pertence à Americanas, com 133 queixas.

No topo das reclamações está a propaganda enganosa, com 32,03%, seguida de problemas na finalização da compra (11,37%) e divergência de valores (8,28%).

Entre os produtos que mais geraram queixas estão celulares (10,22%), tênis (6,35%), cartões de crédito (4,28%), TV (3,9%) e componentes, peças e acessórios (3,78%).

Já o Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, informou que registrou 439 atendimentos de consumidores sobre a Black Friday, desde 8h de quinta-feira (28) até às 14h desta sexta. Foram registradas 218 reclamações e 221 consultas e orientações.

A empresa mais reclamada no órgão foi a B2W, dona dos sites Americanas.com, Submarino, Shoptime e Soubarato, além das Lojas Americanas), com 28 reclamações (12,9% do total).

Magazine Luiza é a segunda colocada, com 14 reclamações (6,4%). Via Varejo (Casas Bahia, Ponto Frio e extra.com) tem 12 queixas (5,5%), seguida pela Arcos Dorados (Mc Donald’s), com 9 reclamações (4,1%).

O principal motivo de reclamação é a maquiagem de desconto, que é o desconto oferecido sobre o preço do produto ou serviço que não é real. Do total de reclamações, 59 registros são de maquiagem de preço, 27,1% do total.

Mudança no preço ao finalizar a compra foi citada por 23,4% dos consumidores. Produto ou serviço indisponível foi citado por 19,7% dos consumidores.

O consumidor pode fazer reclamações pelo site ou aplicativo do Procon-SP em qualquer horário.

A Americanas.com informou, em nota, que “reforçou os estoques e fortaleceu sua operação logística para a Black Friday com objetivo de oferecer a melhor experiência aos clientes”.

“A marca está atuando para solucionar rapidamente todas as questões e ressalta que o percentual de reclamações é muito baixo em relação ao total...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT