Bolsas da Europa fecham em queda com novas tensões entre EUA e China

Os investidores ajustaram posições após o feriado do dia do Trabalho na Europa, onde não houve negócios em boa parte das bolsas locais, derrubando os índices da zona do euro. As novas tensões entre Estados Unidos e China, bem como a queda das bolsas de Nova York e Londres na última sexta-feira (1º de maio), serviram de baliza para o recuo das ações nesta segunda-feira (4).

O FTSE 100, referência da bolsa de Londres, foi o único dentre os principais índices acionários da região a terminar o dia próximo da estabilidade, em leve queda de 0,16%, aos 5.753,78 pontos. Na sexta-feira, o índice havia recuado 2,34%.

O pan-europeu Stoxx 600 fechou o dia em queda de 2,65%, aos 328, 44 pontos, enquanto, em Frankfurt, o DAX perdeu 3,64%, aos 10.466,80 pontos. A referência da Bolsa de Paris recuou 4,24%, aos 4.378,23 pontos, e em Milão, o FTSE MIB, caiu 3,70%, a 17.035,61 pontos.

Novas tensões entre as duas maiores economias do mundo acerca da origem do novo coronavírus provocaram um aumento na aversão ao risco nos mercados, trazendo à memória dos investidores a longa guerra comercial protagonizada entre as potências.

O cenário não melhorou ao longo do fim de semana. No domingo (3), o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em entrevista à ABC, disse ver "enormes evidências" de que o vírus se originou em um laboratório de Wuhan, na China.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na noite de ontem, em uma aparição na Fox disse: "Acho que eles [chineses] cometeram um erro horrível e não quiseram admitir".

"O FTSE 100 foi martelado na sexta-feira, enquanto muitos mercados estavam fechados e é por isso que a queda é menor hoje. Há algum ajuste acontecendo em grande parte do continente após os comentários de Trump sobre possíveis tarifas chinesas. A última coisa de que precisamos agora é uma retomada da guerra comercial"...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT