Bolsas da Europa fecham em queda, com aperto monetário dos BCs no radar

As bolsas europeias fecharam em queda, nesta quinta-feira (19), acompanhando o nervosismo nos Estados Unidos com o aperto monetário dos bancos centrais e a possibilidade de que as medidas tomadas para controlar a inflação joguem a economia dos países desenvolvidos em recessão.

O Stoxx Europe 600 fechou em queda de 1,37%, a 427,99 pontos. O FTSE 100, índice de referência da bolsa de Londres, recuou 1,82%, a 7.302,74 pontos, o DAX, de Frankfurt, caiu 0,90%, a 13.882,30 pontos, e o CAC 40, de Paris, cedeu 1,26%, a 6.272,71 pontos. Em Milão, o FTSE MIB fechou em leve queda de 0,09%, a 24.065,05 pontos, e o Ibex 35, de Madri, desvalorizou 0,83%, a 8.406,00 pontos.

O mercado acionário americano tem sofrido fortes perdas nas últimas semanas, em meio ao nervosismo em torno do surto de inflação nos EUA e da desaceleração da economia americana, mas o pessimismo contamina os mercados globais mais amplos.

“Mais do que nunca, parecem ser necessárias provas de que o pico da inflação foi alcançado para que o mercado possa se recuperar de forma sustentada”, disse o gestor de ativos Louis Navellier. “A inflação está atingindo todos os aspectos, seja nos balanços das empresas, seja na cadeia de suprimentos”, emendou Nick Giacoumakis, presidente e fundador da NEIRG Wealth Management.

O Banco Central Europeu (BCE) ainda não começou a elevar os juros, mas, na avaliação dos analistas, a ata da última reunião de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT