Bolsas europeias fecham em queda à espera de decisão do BC dos EUA

Os principais índices acionários da Europa encerraram a sessão desta quarta-feira (4) em queda, antes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), divulgar sua orientação para a política monetária nos Estados Unidos. O recuo das bolsas hoje também se deu diante da União Europeia (UE) ter alcançado uma proposta para banir o petróleo russo.

No fim da sessão, o índice Stoxx Europe 600 terminou em queda de 1,08%, a 441,37 pontos. O FTSE 100, índice de referência da bolsa de Londres, recuou 0,90%, a 7.493,45 pontos, o DAX, de Frankfurt, cedeu 0,49%, a 13.970,82 pontos, e o CAC 40, de Paris, caiu 1,24%, a 6.395,68 pontos. Em Milão, o FTSE MIB registrou perdas de 1,40%, a 23.902,06 pontos, e o Ibex 35, de Madri, retraiu 1,04%, a 8.500,50 pontos.

O foco na sessão de hoje ficou na decisão do Fed e em sua orientação para a política monetária americana, que deve ser divulgada ainda na tarde desta quarta. Na decisão do Fomc é esperado um aumento de 0,5 ponto percentual nas taxas de juros e uma definição tanto em relação às próximas altas quanto ao enxugamento do balanço patrimonial, processo também chamado de “quantitative tightening” (QT).

Os investidores avaliam também o anúncio da UE de uma proposta para proibir as importações de petróleo russo em seis meses e de derivados do petróleo até o fim do ano. A proibição ocorreria de forma ordenada, supondo que todas as partes possam concordar. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse também que o grupo de países propõe retirar o maior banco da Rússia, o Sberbank, assim como dois outros bancos, do sistema Swift.

“Os mercados europeus passaram a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT