Bolsas europeias operam em alta com esperança de perspectiva econômica melhor

As bolsas europeias operam em alta pelo terceiro dia consecutivo nesta semana, impulsionadas desde segunda-feira pela declarada vitória de Joe Biden na eleição presidencial americana e, principalmente, pelo anúncio da Pfizer de que a sua vacina em parceria com a BioNTech atingiu mais de 90% de eficácia no teste de fase 3. A notícia estimula a esperança de que a vacina está perto e pode mudar o panorama para a economia global, severamente afetada pela pandemia de covid-19.

Hoje, destaque para as ações de grandes empresas de energia, que se beneficiam da alta do petróleo, mas a liquidez está reduzida devido ao feriado do Dia dos Veteranos nos EUA, que mantém o mercado de renda fixa americano fechado.

Por volta de 8h15, o índice pan-europeu Stoxx Europe 600 operava em alta de 0,71%, a 387,15 pontos, o maior nível desde março. Destaque para os ganhos das petroleiras BP (+3%) e Royal Dutch Shell (+2,08%), beneficiadas por mais uma sessão de alta do petróleo, com o barril do Brent para janeiro subindo 3,71%, a US$ 45,23, e o do WTI para dezembro avançando 3,87%, a US$ 42,96.

"Os bons ventos para o petróleo continuam, com o risco ainda dominando", disse Carlo Alberto De Casa, da ActivTrades. "Há um otimismo generalizado nos mercados, mesmo que, no início do pregão de quarta-feira, tenhamos visto alguns investidores realizando lucros após os grandes ganhos dos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT