Bolsas europeias operam mistas com cautela sobre recuperação econômica

As bolsas europeias operam sem direção única na manhã desta quinta-feira. Alguns índices acionários nacionais, como os da Alemanha, da Itália e da Espanha, reverteram as perdas do início da sessão, mas o Stoxx Europe 600, que inclui ações de empresas de 19 países do continente, continua em baixa diante do sentimento de cautela que predomina entre os investidores globais preocupados com as chances reduzidas de um novo pacote fiscal nos EUA antes das eleições em novembro e o efeito que essa demora pode ter na recuperação da economia.

Por volta de 8h15, o pan-europeu Stoxx Europe 600 operava em queda de 0,26%, a 358,61 pontos. O setor bancário subia, mas outras ações do setor financeiro caíam.

Os bancos da zona do euro arrecadaram 174,5 bilhões de euros (US$ 203 bilhões) em outra rodada de financiamento a taxas subsidiadas de 1% pelo Banco Central Europeu (BCE). As ofertas para os empréstimos direcionados de três anos, conhecidos como TLTROs, vieram de 388 bancos e a aceitação pela autoridade monetária ficou no topo das expectativas dos economistas. Também ficou bem abaixo do recorde de 1,3 trilhão de euros na rodada anterior, três meses atrás, sugerindo que a maioria dos credores agora se considera bem financiada.

Entre os índices nacionais, o DAX, referência da Bolsa de Frankfurt, virou para o campo positivo e operava em alta de 0,25%, a 12.675,13 pontos. Mais cedo, o índice de clima de negócios do instituto Ifo, que mede a confiança dos empresários alemães, subiu para 93,4 pontos neste mês, de 92,5 pontos em agosto. É o quinto mês consecutivo de melhora no indicador, apesar de novos surtos da pandemia de covid-19 em regiões da Europa.

"A economia alemã está se estabilizando, apesar do aumento do número de infecções", apontou o Ifo em comunicado.

Os sinais também estão positivos no FTSE MIB, da Bolsa de Milão, em alta de 0,82%, a 19.085,74 pontos, e no Ibex 35, de Madri, com 0,68%, a 6.699,60 pontos. Por outro lado, o CAC 40, de Paris, recuava 0,02%, a 4.801,41 pontos, e o FTSE 100, de Londres, caía 0,28%, a 5.882,62 pontos.

Há duas preocupações principais que rondam a cabeça dos investidores globais. Um é o aumento de casos de covid-19 na Europa à medida que as temperaturas vão caindo após o término do verão no hemisfério...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT