Bolsas europeias sobem à espera da indicação de Draghi como premiê da Itália

As ações europeias operam em alta nesta quarta-feira à medida que a volatilidade diminui após o frenesi de compras de ações por investidores de varejo, com o avanço da tramitação do plano de estímulos dos EUA e com a possível indicação do ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) Mario Draghi como novo primeiro-ministro da Itália.

Por volta de 8h25, o Stoxx Europe 600 operava em alta de 0,69%, aos 406,74 pontos, enquanto o DAX alemão subia 0,68%, o CAC-40 francês ganhava 0,36% e o FTSE-100 britânico avançava 0,33%. “Mas o grande destaque é o índice de referência italiano, o FTSE-MIB de Milão”, disse o analista da ActivTrades Pierre Veyret. Naquele momento, o índice disparava 2,76%, aos 22.676,00 pontos. Investidores operam sob a expectativa do encontro entre o presidente da Itália, Sergio Matarella, e Draghi nesta quarta-feira para se tentar formar um governo de coalização com maioria no país.

Draghi tem forte credibilidade internacional e, portanto, um governo liderado por ele pode levar a um fluxo positivo de capital na Itália, diz Luigi De Bellis, da Equita SIM. “Sugerimos, portanto, investir em ações com liquidez que possam aproveitar a queda do spread [dos bônus soberanos], dos investimentos do fundo de recuperação e da redução do ‘prêmio Itália’”, diz o executivo.

Sebastien Galy, macro-estrategista sênior da Nordea Asset Management, diz que, com um governo técnico ‘um tanto inesperado’, a Itália se tornaria [um mercado] muito reconfortante para os agentes financeiros. “Draghi se encontrará com o chefe de Estado da Itália para se tornar o novo primeiro-ministro e tirar o país de sua pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial, com a economia encolhendo 8,8% em 2020”, diz Galy. A Nordea AM está cautelosamente otimista com o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT