Bolsonaro quer que STF obrigue governadores e prefeitos a 'justificar' restrições

O governo de Jair Bolsonaro enviará ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação que deve pedir para que governadores e prefeitos sejam obrigados a "justificar" as medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos na pandemia, de forma a apresentar a motivação para que as restrições sejam tomadas.

Segundo “O Globo” apurou, a ideia da Advocacia-Geral da União (AGU), que trabalha no texto, é pedir para que a Corte analise a adoção das justificativas diante do quadro de crise econômica vivido pelo Brasil — respeitando a decisão tomada pelo plenário em abril de 2020, que estabeleceu a "competência concorrente" da União, Estados, municípios e o Distrito Federal para ações contra a covid-19.

A ação que será enviada ao Supremo substitui o plano do presidente da República, manifestado publicamente em mais de uma ocasião, de editar um decreto contra as restrições adotadas por governadores e prefeitos, como toque de recolher e fechamento do comércio. No início do mês, em uma viagem a Rondônia, Bolsonaro chegou a dizer que o decreto já estava pronto.

A solução via AGU passou a ser preparada após um encontro fora da agenda no palácio da Alvorada ocorrido na última terça-feira, dia 18, entre Bolsonaro e Luiz Fux, presidente do Supremo, conforme revelou o colunista Lauro Jardim.

Fontes ouvidas reservadamente pelo “Globo” afirmam que o presidente do STF foi chamado às pressas por Bolsonaro, que demonstrou preocupação com a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT