Brasil adere ao conselho europeu de pesquisas nucleares nesta quinta-feira

O Brasil vai assinar enfim nesta quinta-feira (3) o acordo de adesão ao Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), um dos mais importantes centros de pesquisa globalmente, depois de anos de muitas idas e vindas.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, chega nesta quarta-feira (2) a Genebra para a assinatura do acordo. Mas os holofotes do Cern serão discretos. A instituição suspendeu todas suas comunicações por causa da guerra na Ucrânia.

Feita a assinatura, com a garantia dada de que o Brasil pagará cerca de US$ 10 milhões por ano, começará a correr o prazo de um ano para a ratificação do compromisso pelo Congresso Nacional. Só com isso, o acordo entrará então em vigor. A questão é se isso ocorrerá ainda no governo de Jair Bolsonaro ou no próximo.

O acordo de adesão deve dar ao Brasil acesso ao equipamento e permitir a empresas brasileiras atuar como fornecedoras do laboratório e participar de pesquisas de novas tecnologias e novas soluções.

Com a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT