Brasil está avançando nas discussões sobre real digital, avalia Campos Neto

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira que tem “bastante convicção de que o Brasil está avançando” nas discussões sobre o real digital. “Devemos ter alguns pilotos em 2022”, disse no MacroDay 2021.

Segundo Campos, o principal problema está ligado ao “narrow banking”, que acontece quando uma demanda muito grande pelas moedas digitais gera problemas de alavancagem para as instituições financeiras. Isso pode fazer com que o valor das moedas digitais “descole” do valor das moedas físicas, na avaliação de Campos.

De acordo com o presidente do BC, a autoridade monetária vem estudando duas soluções para o problema. Toda vez em que alguém vai ao banco e transforma parte daquele depósito em moeda digital, seria como se o banco mantivesse a capacidade de se alavancar [apenas] naquele limite”, disse, a respeito da primeira solução.

A segunda solução é considerada “mais fácil”: uma espécie de autorização para que instituições financeiras emitam moedas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT