Brasil e Reino Unido reiteram compromisso de fortalecer comércio bilateral

Em comunicação conjunta da 11ª reunião do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto entre o Brasil e o Reino Unido (JETCO), os países reiteraram compromisso com o fortalecimento dos laços bilaterais e com a cooperação para promover o comércio bilateral e as relações de investimento entre as duas nações. Além disso, os países reconhecem a importância de fortalecer os laços econômicos por meio de um crescimento sustentável e limpo.

Segundo nota, eles aceleraram as discussões e pretendem assinar, antes do fim de 2020, um Memorando de Entendimento que fortalece a colaboração mútua no crescimento limpo, ao mesmo tempo que apoia um mercado de energia eficiente e competitivo e incentiva mais comércio e investimento.

O encontro foi realizado em 11 de novembro de 2020, por videoconferência, e copresidido por Roberto Fendt, secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Brasil, e Elizabeth Truss, secretária de Estado para o Comércio Internacional do Reino Unido.

Segundo o comunicado conjunto, divulgado na tarde desta quarta-feira (25) pelo Ministério da Economia, os dois países reconheceram a mudança de cenário do JETCO, tanto do ponto de vista político, com o Reino Unido deixando a União Europeia, quanto em virtude da covid-19. “O momento representou uma oportunidade e refletiu um sentido de urgência, pressionando por uma relação mais estreita e profunda entre o Reino Unido e o Brasil”, diz o comunicado.

Brasil e Reino Unido ainda concordaram em empregar seus melhores esforços na construção de uma visão de longo prazo para melhorar suas relações comerciais, a fim de maximizar as oportunidades potenciais. “Concordaram em continuar a trabalhar no tema de acesso a mercados e em intensificar os preparativos para um futuro Acordo de Livre Comércio, cujo progresso será verificado dentro de seis meses”, informa a nota.

Os dois países reconheceram que um acordo para evitar a dupla tributação facilitaria um aumento substancial dos fluxos de comércio e investimentos entre o Brasil e o Reino Unido. Eles se comprometeram a desenvolver ainda mais as discussões para tratar de questões técnicas e relatar o progresso feito no próximo Diálogo Econômico e Financeiro entre o Chanceler do Tesouro do Reino Unido e o Ministro da Economia do Brasil.

De acordo com o comunicado, o Brasil e o Reino Unido observaram as oportunidades trazidas por uma troca mais intensa de pontos de vista sobre acesso a mercados, serviços, propriedade intelectual...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT