Brasil tem desperdício de água, serviço irregular e consumo acima da média mundial, aponta IBGE

Mais de um terço da água a ser distribuída no país é desperdiçada antes de chegar ao consumidor final. Quase metade do total de municípios no país, com rede de distribuição, sofre com falta de água — e o consumo pelo brasileiro está 30 litros acima da média mundial recomendada. O quadro preocupante foi delineado pela Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) 2017, anunciada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No levantamento, o Indice de Perdas de na Distribuição (IPD) do Brasil, percentual de água perdida entre a entrada no sistema de distribuição — seja por reservatórios ou rede —, e o consumidor final ficou em mais de um terço, com 38,9%, em 2017. Os maiores índices de desperdício de água foram registrados nas regiões Norte e Nordeste, respectivamente com 48,3% e com 44,5%. Nas outras regiões, foi menor, mas também acima de um terço: 37,1% no Sudeste, 37,7% no Sul; e 32,9% no Centro-Oeste.

Ao detalhar sobre como cerca de 40% da água foi desperdiçada da entrada no sistema de distribuição até a chegada ao usuário, o instituto detalhou que, em 2017, 52,4 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia) foram captados; 45 milhões m³/dia tratados, 46,1m³/dia distribuídos – e, apenas, 26,6 milhões de m³/dia consumidos.

Na prática, a ineficiência do serviço acabou afetando parte do consumidor final. O IBGE chamou atenção para os sinais de irregularidade no abastecimento de água no país. Pouco mais de 10% do total de domicílios no país, que declararam rede geral de distribuição como principal...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT