Brasil une-se a países que pedem engajamento da OMC por maior oferta de vacinas

O Brasil participará de uma iniciativa que defende o engajamento imediato da Organização Mundial do Comércio (OMC) nas negociações para a ampliação da produção e distribuição de vacinas e de medicamentos ligados ao enfrentamento da covid-19. Também defendem a proposta Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Nova Zelândia, Noruega e Turquia.

Em nota conjunta, os ministérios das Relações Exteriores, da Saúde, da Economia e da Ciência, Tecnologia e Inovações dizem que a iniciativa é “convergente com as posições brasileiras históricas na matéria e com a busca por soluções responsáveis, transparentes e eficazes que o Brasil vem promovendo nos foros internacionais em resposta à pandemia”.

O governo defende que a proposta coincide com a ideia esboçada pela nova diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, compartilhada pelo Brasil, de uma “terceira via” que promova “engajamento efetivo e imediato de todos os membros” da organização no combate à pandemia.

Seria uma alternativa tanto ao chamado “nacionalismo das vacinas” quanto à ampla permissão para a quebra de patentes no combate à covid-19, conforme proposta encabeçada por India e África do Sul.

Segundo o governo brasileiro, a medida “encoraja” a nova diretora-geral a mediar contatos entre desenvolvedores e fabricantes de vacinas e equipamentos médicos com o objetivo de assegurar a identificação e o uso de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT