Brasileiro consome mais café, arroz e feijão, aponta IBGE

O brasileiro consome mais café, arroz e feijão em suas refeições diárias do qualquer outro tipo de alimento. É o que mostrou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao anunciar o estudo "Análise de Consumo Alimentar pessoal no Brasil", com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018. O levantamento foi feito em parceria com Ministério da Saúde.

O universo da pesquisa abrange moradores acima de 10 anos em 20.112 domicílios no país, um conjunto de cerca de 46.164 pessoas entrevistadas entre julho de 2017 e julho de 2018.

Nas entrevistas, 1.593 itens de alimentação foram citados. Aos entrevistados também era pedido para lembrar os alimentos consumidos nas últimas 24 horas.

Desses, os alimentos com maiores médias de consumo diário per capita foram café, em torno de 163,2 gramas por dia; feijão, com consumo de 142,2 gramas por dia; e arroz, com 131,4 gramas por dia.

Ainda nas bebidas, além de café, outros destaques ficaram com sucos, com 124,5 gramas por dia e refrigerantes, com 67,1 gramas por dia.

Isso, na prática, fez com que café, arroz e feijão fossem os mais citados pelos entrevistados ao serem questionados sobre o que comeram nas últimas 24 horas. Café em primeiro, com 78,1% das citações, seguido por arroz (76,1%) e feijão (60%). Em quarto e quinto lugares ficaram as menções a pão de sal (50,9%) e produtos de óleos e gorduras (46,8%).

Ao se analisar o consumo alimentar entre os mais pobres e os mais ricos do país, o feijão é a comida mais consumida; e o café, a bebida mais lembrada, nos dois estratos de renda.

No estudo, o IBGE analisou o consumo alimentar entre os brasileiros no quarto de renda mais baixo, e no quarto mais alto de renda, ou seja, nos dois...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT