Bússola de Aprendizagem (OCDE - Learning Compass 2030)

AutorCleyson de Moraes Mello/José Rogério Moura de Almeida Neto/Regina Pentagna Petrillo
Páginas41-64
Capítulo 5
Bússola de Aprendizagem
(OCDE - Learning Compass 2030)
5.1 Bússola de Aprendizagem
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econô-
mico (OCDE) é uma organização internacional criada em 1961,
com sede em Paris e composta de 36 países membros. A OCDE
tem como objetivo precípuo promover políticas que visem a
manter a estabilidade financeira mundial, atuar em favor das leis
de livre mercado, favorecer o crescimento econômico e servir de
fórum em favor dos interesses e dos negócios comerciais entre
países membros.
Desde 1990, a OCDE vem ampliando sua atuação global na
esfera da educação, sendo reconhecida pelos países-membros
como um fórum que cria, propõe e dissemina tendências inter-
nacionais em educação por meio de diversos mecanismos de dis-
seminação: indicadores, publicações, relatórios, testes e exa-
mes, estudos comparativos, além de ações diretas no governo de
países-membros e parceiros-chave.46
41
46 SILVA, Maria Abádia da; FERNANDES, Edison Flávio. O PROJE-
TO EDUCAÇÃO 2030 DA OCDE: uma bússola para a aprendizagem.
In: Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 9, N 5, p. 271 - 300, Edição
Especial 2019.
Em 2015, a OCDE, por meio da Diretoria de Educação e
Habilidades, propôs o Projeto Educação 2030 e compôs um mo-
vimento orgânico com representantes de países, instituições,
stakeholders, experts, governos e empresários, almejando che-
gar a um consenso quanto aos elementos curriculares essenciais
que as nações deveriam levar em consideração para preparar
seus jovens para o trabalho e para a vida, antecipando-se às ne-
cessidades socioeconômicas de 2030. No horizonte político e
econômico, indaga: que competências e habilidades serão exigi-
das em 2030 de uma criança que acabou de entrar no sistema
educativo em 2015?47
O Projeto Educação 2030 da OCDE possui duas fases:
a) 1ª fase (2015-2018): criação de uma matriz conceitual de
aprendizagem para 2030, com vistas a produção de um pro-
posta de currículo internacional que possa mensurar e quan-
tificar a aprendizagem dos estudantes por meio de testes
comparativos.”48-49
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47 SILVA, Maria Abádia da; FERNANDES, Edison Flávio. O PROJE-
TO EDUCAÇÃO 2030 DA OCDE: uma bússola para a aprendizagem.
In: Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 9, N 5, p. 271 - 300, Edição
Especial 2019.
48 Ibid.
49 Maria Abádia da Silva e Edison Flávio Fernandes explicam que “na
parte (a) da primeira fase (elaboração de uma matriz conceitual de apren-
dizagem), a OCDE visa a construir um consenso sobre os conhecimentos,
habilidades, atitudes e valores percebidos como necessários para confor-
mar as sociedades e as relações humanas em 2030. Trata-se de um
movimento de convencimento dos copartícipes acerca de uma visão de
sociedade e de educação em que se propõem objetivos para os sistemas
educacionais dos países. É o momento, também, de definição de uma
linguagem técnica entre os atores envolvidos, que facilite ou simplifique
comparações de diferentes sistemas educacionais, com vistas a uma co-
municação internacional mais fluida e à maior comparabilidade quanto às
melhores práticas. A linguagem técnica, padronizada e os termos interna-
cionais possibilitam, mais adiante, submeter os países a processos avalia-

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