Caixa deve fazer IPO da gestora Asset no começo de 2022, diz Guimarães

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que o banco pretende fazer o IPO da sua gestora no início do próximo ano. Segundo ele, a companhia já está toda estruturada, mas ainda depende de aprovação do Banco Central, que é esperada para este mês. Após esse trâmite, são cerca de 20 dias para migrar todos os fundos para a nova empresa, o que deve ocorrer em setembro, e é preciso pelo menos um trimestre completo em operação para poder apresentar um balanço ao mercado.

Guimarães afirmou que a Caixa Asset tem crescido fortemente, com 426 fundos e R$ 693,9 bilhões em ativos sob gestão, o que lhe dá a posição de quarta maior gestora do país. “A Asset ficará só com os fundos líquidos, e os fundos problemáticos, que são alvo de discussão judicial por problemas de gestões anteriores, continuarão com a Caixa.”

Segundo ele, como contrapartida para abrir novas agências em cidades com mais de 40 mil habitantes, a Caixa está negociando com as prefeituras e exigindo que elas transfiram para o banco a administração de seus fundos e das folhas de pagamento. Assim, isso deve gerar um aumento de “dezenas de bilhões de reais” nos fundos da Caixa Asset.

O outro IPO mais adiantado é de bandeira de cartões Elo, na qual a Caixa tem uma fatia de 41,4% e divide o controle com Bradesco e Banco do Brasil. “Tivemos um aumento de participação na Elo e estamos estudando com os sócios uma abertura de capital”, disse Guimarães. Conforme o Valor já noticiou, a oferta deve ocorrer ainda este ano, nos Estados Unidos.

Guimarães explicou que a fatia da Caixa na Elo foi transferida da CaixaPar para a Caixa Cartões, que é outra subsidiária para a qual o banco estuda realizar um IPO. O executivo apontou que essa oferta só deve ocorrer após a operação da Elo e que a Caixa Cartões precisa de um pouco mais de tempo para amadurecer algumas operações novas, como a parte de adquirência, cartões pré-pagos e fidelidade. “É importante que essas operações amadureçam um pouco, porque senão a Caixa Cartões fica muito dependente da Elo.”

Sobre um eventual IPO do banco digital da Caixa, que vai ficar com os 107 milhões de clientes do aplicativo Caixa Tem, Guimarães explicou que a unidade ainda precisa de aprovação do BC para ser criada e que a abertura de capital deve ficar para o ano que vem. Ainda assim, admitiu que é preciso ver como estará o cenário, em função das eleições presidenciais de 2022 e outras questões de mercado.

Em relação a uma eventual oferta de ações do Banco do Nordeste...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT